Óleos multifuncionais podem ser usados no corpo, rosto e cabelos

por | jun 30, 2016 | Beleza

Um único produto que pode ser usado no corpo, no rosto e nos cabelos é a novidade do momento. São os  óleos  multifuncionais, compostos por ácidos oleicos que têm propriedades regeneradoras; previnem o  envelhecimento; por terem ação antirradicais-livres; podem ser utilizados na  pele, restaurando o filme hidrolipídico e atuando como reforço da função de barreira cutânea; e são doadores de  brilho para os  cabelos. “A composição da pele do corpo, do rosto, dos cabelos e até mesmo das unhas guarda muitas semelhanças entre si, de tal modo que a ação de determinadas substâncias, como os óleos funcionais, pode trazer  benefícios a todas as partes do corpo, com a ressalva de que o produto que carrega o óleo funcional deve respeitar a cosmética ideal para cada parte do corpo”, explica o  dermatologista Ricardo Limongi Fernandes, do Hospital Santa Cruz, em São Paulo.

Leia também:

Óleos corporais criam barreira que protege e impede a desidratação

Uma gota de sérum é suficiente para hidratar, proteger e dar brilho aos cabelos

Dicas sobre como tirar o máximo de proveito dos óleos para cabelos

Esses óleos já existiam, mas atualmente têm sido mais bem explorados, especialmente por terem conquistado um embasamento científico comprovando sua  eficácia. A princípio, costumavam ser indicados mais frequentemente para pele seca ou ou ressecada. Mas o dermatologista conta que a indústria farmacêutica tem recursos para produzir compostos contendo óleos funcionais com cosmética final não oleosa, podendo até ser utilizados em pessoas de pele mais oleosa.

Ele explica também que os produtos cosméticos contendo óleos funcionais são de venda livre. Já os dermocosméticos com óleos funcionais, que são aditivados com princípios ativos específicos para sua finalidade, são vendidos exclusivamente em  farmácias e devem ser prescritos pelo dermatologista.

Como usar

Nos cabelos:

Sua ação é nutritiva, revitalizante,  fortalecedora do fio, confere brilho, suavidade e efeito sedoso. Alguns óleos funcionais, especialmente o de Argan, pode ter (paradoxalmente) efeito seborregulador, daí sua utilidade em cabelos oleosos. Podem ser aplicados após lavagem capilar (condicionadores/máscaras) e para pentear (como reparador de pontas e antifrizz) ou banhos de óleo (antes de os cabelos serem lavados, deixando agir por aproximadamente 10 minutos).

No corpo e rosto:

Normalmente são em forma de compostos tópicos, em geral cremes ou loções para uso pós-banho. Pode ser utilizados  diariamente. No caso de pessoas com propensão a acne, deve ser evitado o uso no rosto.

O vídeo fala mais sobre hidratação facial. Assista: