Para tratar os poros dilatados no rosto é preciso ter uma série de cuidados diários, como lavar a pele quatro vezes ao dia e utilizar o protetor solar pelo menos duas vezes diariamente. No entanto, o cuidado deve ser redobrado ao utilizar maquiagem, por exemplo.
Leia também:
Poros dilatados no rosto: 6 jeitos de fazê-los parecer menores
Poros dilatados: tratamentos caseiros para acabar com o problema
Máscara caseira para pele oleosa combate cravos e espinhas
Segundo o dermatologista Dr. Abdo Salomão, os poros dilatados surgem em quem tem excesso de oleosidade na pele. “Não é nada de envelhecimento, nem de impureza, nem de maquiagem. É uma predisposição mesmo”.
Para cuidar do problema da maneira correta, o profissional dá quatro dicas simples e eficazes.
Como cuidar da pele com poros dilatados
Lave o rosto com frequência
O rosto deve ser lavado quatro vezes ao dia e a temperatura da água deve ser morna. O médico ainda alerta para os riscos de quem esfolia a pele e faz tratamentos caseiros: “Não há necessidade de esfoliação, quanto mais esfolia, mais dilatado fica o poro. Receita caseira não ajuda, precisa ser produto dermatológico mesmo”.
Sabonete específico e protetor solar
O dermatologista afirma que a rotina de limpeza deve ser feita com um sabonete específico, que contém com ácido salicílico e enxofre. O protetor solar, que deve ter toque seco, também tem de ser utilizado pelo menos duas vezes ao dia, de manhã e após o almoço: “Quem tem poro dilatado tem que remover o protetor para repassá-lo”, indica.
Cuidado com a maquiagem
“O excesso de maquiagem e o acúmulo de seus resíduos na pele pioram os poros dilatados, pois entopem as glândulas, aumentam a pressão nos ductos e eles ficam mais largos ainda”, detalha o especialista. Se você não consegue abrir mão da maquiagem todos os dias, é preciso utilizar o demaquilante ao final do dia. Os melhores produtos para disfarçar são o primer, junto com protetor solar que possui base, recomenda Dr. Abdo.
Evite alguns alimentos
Segundo o dermatologista, o chocolate e os derivados de cacau precisam ser evitados, pois é comprovado que aumentam a secreção sebácea das glândulas. Ou seja, a pele ficará mais oleosa com o consumo destes alimentos.