A queda de cabelos é considerada anormal quando mais de 100 fios são perdidos por dia. Consultar um dermatologista e realizar exames clínicos é o primeiro passo para combater o problema, pois ajuda a descobrir as causas da condição, que podem ser bastante variadas.
Alimentação ruim, fatores genéticos, uso de determinados medicamentos, hábitos do dia a dia e até mesmo fatores emocionais podem provocar a perda de fios. Conheça as causas mais comuns de queda de cabelo, segundo a dermatologista Karla Assed.
Queda de cabelo: causas mais comuns
Falta de vitaminas: algumas vitaminas normalmente estão associadas à saúde dos fios, explica a especialista. A vitamina A reorganiza as camadas celulares da pele e da secreção sebácea, enquanto a vitamina D pode prevenir a queda em estações como verão e outono.
No caso das vitaminas do complexo B, cada uma tem sua função: a B8 controla a seborreia, as B5 e B6 são consideradas as principais fontes de energia dos folículos pilosos e a B12 desempenha papel importante para divisão celular cutânea.
Estresse: níveis de cortisona e adrenalina aumentam em picos de estresse, inibindo a fase de crescimento dos fios e causando queda excessiva. A dermatologista explica que o estresse ainda aumenta a oleosidade do couro cabeludo, favorecendo a perda de cabelo.
Envelhecimento dos fios: assim como a pele, o cabelo também sofre mudanças com a ação do tempo e começa a ficar seco e sem brilho. Algumas pessoas, por razões genéticas ou desníveis de testosterona, podem apresentar uma queda mais acentuada do que outras.
Queda de cabelo: causas e tratamentos
- Queda de cabelo pode ser doença no intestino que muitos têm e nem sabem
- Queda intensa de cabelo é comum após bariátrica: entenda o que acontece
- É normal cabelo cair após os 40 anos? O que causa e como parar a queda?