Como nascem os fios?
Ok, já sabemos quase tudo sobre a estrutura, mas esquecemos da origem. Como os nossos cabelos nascem? Wagner Lisboa, da Ophicina do Cabelo, no Rio, um estudioso do assunto, explica que eles se formam dentro de uma estrutura localizada na derme, chamada folículo piloso. Na base do folículo encontra-se o bulbo capilar ou raiz do cabelo.
Ligada ao folículo está a glândula sebácea, que produz a oleosidade responsável pela lubrificação dos fios e do couro cabeludo. “Na superfície do couro cabeludo, existe um manto protetor, formado pela secreção das glândulas sudoríparas e sebáceas. Cada folículo piloso produz apenas um fio de cada vez. Normalmente o ser humano possui em média 90 a 100 mil fios de cabelo”.
Paula Monteiro Lobato, farmacêutica responsável da Lowell Cosméticos, lembra que, além da queratina, os cabelos possuem constituintes minerais, como cálcio, magnésio e zinco, além de água e lipídios.
Cosméticos a favor
Sim, os produtos que você compra para deixar as madeixas mais bonitas agem na estrutura capilar. Nesse sentido, Sara Bragança esclarece que os aminoácidos, por exemplo, presentes em muitos cosméticos, são superimportantes. “A lógica é simples: os aminoácidos são a matéria-prima para a produção das proteínas. E os cabelos possuem na sua composição de 60% a 90% de proteínas, que dão resistência. Vários aminoácidos são essenciais para a boa estrutura capilar. Entre eles, a cistina é a mais conhecida.”
As vitaminas também caem muito bem. Elas são os nutrientes, colaboram para um bom crescimento, resistência e brilho. “Assim como nosso corpo necessita de reposição de vitaminas, os fios também necessitam”, assegura Sara. Já a queratina, presente em muitas máscaras, cremes e xampus, tendem a dar força aos cabelos. “É como se ela cimentasse os fios, deixando-os mais fortes e resistentes às ações químicas e desgastes diários”, completa Wagner Lisboa.
Antes de saber se um produto tem poderes regenerativos, é importante realizar uma avaliação da estrutura dos fios, para ter certeza das reais necessidades deles. “Não tem que se afobar. Há que se avaliar cada caso, porque o excesso de queratina, proteínas e até mesmo de vitaminas pode deixar os cabelos pesados demais e sem vida”, alerta a dermatologista.
Serviço:
1 – Clínica Pazos – (21) 2494-6939
2 – Lowell Cosméticos – (19) 3913-9700
3 – Ophicina do Cabelo – (21) 3816-9000
4 – Salão Planet Hair – (11) 3895-6996
5 – Sara Bragança – (21) 2492-3538
6 – Walter’s Coiffeur Academy – (21) 3816-1248





