Cabelos finos, ralos e quebradiços muitas vezes são resultado da perda de massa nos fios, que é um desgaste natural causado por químicas, calor excessivo e até lavagens frequentes.
É onde surge a reposição de massa ao cabelo, um dos melhores tratamentos para reverter o quadro e devolver força, densidade e vitalidade aos fios.
E o melhor: é possível conquistar resultados de salão sem sair de casa, com alguns cuidados simples e os produtos certos.
O que é a reposição de massa no cabelo?

A reposição de massa, que também pode ser chamada de “restauração” no cronograma capilar, é um tratamento que devolve aos fios nutrientes e proteínas perdidos ao longo do tempo – especialmente a queratina, colágeno e aminoácidos, que compõem a estrutura do cabelo.
Como fazer reposição de massa em casa
1. Escolha uma máscara de reposição de massa

Para começar a reposição de massa no seu cabelo, procure por máscaras que contenham na fórmula ingredientes como queratina hidrolisada, queratina, colágeno, arginina, proteínas vegetais ou ceramidas.
2. Lave o cabelo com shampoo antirresíduos
Esse passo ajuda a abrir as cutículas do fio, o que permite uma melhor penetração da máscara. No entanto, se seu cabelo for muito sensibilizado, use um shampoo hidratante comum.
3. Aplique a máscara mecha por mecha
Com o cabelo úmido, distribua o produto uniformemente e massageie cada mecha para garantir melhor absorção.
4. Deixe agir pelo tempo indicado
Normalmente de 10 a 20 minutos, basta conferir no rótulo. Além disso, coloque uma touca térmica ou de alumínio para potencializar o efeito do produto.
5. Enxágue bem e finalize

Retire completamente o produto e finalize com um condicionador, se a máscara não for do tipo 2 em 1.
Lembre-se: a reposição de massa deve ser feita a cada 15 dias ou uma vez por semana, dependendo do grau de dano dos seus fios. Não exagere na frequência! Caso o contrário, seu cabelo pode ficar ainda mais quebradiço.