São estes os alimentos para comer se quer por um fim definitivo às espinhas inflamadas

por | dez 24, 2018 | Beleza

Motivo de incômodo para muita gente, a acne não só se faz presente na adolescência como também é comum na fase adulta.

As marcas são causadas por conta de glândulas da pele que produzem sebo demais e obstruem os poros, servindo de alimento para bactérias que estão na pele. Este processo culmina em uma inflamação, que são os cravos e as espinhas.

Cuidados com a acne

Quem tem a pele oleosa ou acneica sabe que precisa de cuidados especiais todos os dias, como lavar o rosto com um sabonete adequado, hidratar para evitar efeito rebote e passar protetor solar.

Contudo não são apenas os cuidados externos, aplicados na pele, que resolvem o problema.

A alimentação é um fator essencial para o aparecimento ou não da acne. Pensando nisto, a nutricionista Patricia Davidson separou uma lista de alimentos que devem ser incluídos na dieta de uma pessoa que deseja diminuir as espinhas.

Alimentos que ajudam a reduzir acne

Grãos integrais: arroz integral, quinoa e aveia

Esse grupo de alimentos têm propriedades antioxidantes que ajudam a proteger a pele dos danos dos radicais livres.

Ômega-3: sardinha, atum, salmão, linhaça e chia

Esse tipo de gordura combate o envelhecimento e melhora a circulação do organismo. Ao passo que melhora a circulação, o ômega 3 também participa do processo de renovação celular, o que mantém a pele sempre nova e limpa.

Sementes: chia, linhaça e abóbora

A chia e a linhaça são alimentos ricos em ômega-3, portanto consumi-las traz os mesmos benefícios citados acima. Já a semente de abóbora possui uma alta qualidade de ação anti-inflamatória por ser rica em zinco, cobre, manganês entre outros nutrientes.

Carnes magras: peixes, frango, lagarto, patinho e lombo suíno

Ao contrário das carnes vermelhas, que possuem efeitos pró-inflamatórios e gorduras saturadas, a fonte ideal de proteínas para uma pessoa que quer evitar acnes são as carnes magras. Elas irão ajudar a compor refeições sem ser uma grande fonte de gordura no corpo.

Vitamina A: cenoura, mamão, espinafre, gema de ovo e manga

Essa vitamina ajuda a pele na medida em que diminui a produção de sebo das glândulas sebáceas, tornando a pele menos oleosa e inibindo a formação da acne.

Vitamina C e E: limão, laranja, brócolis e abacate

Os antioxidantes dessas vitaminas têm um efeito calmante sobre a pele. A vitamina C fortalece a imunidade do corpo e protege a pele dos raios solares, já a vitamina E é rica em antioxidantes e atua na regulação hormonal, o que evita o aparecimento da acne.

Cuidados com a pele