Sete pecados

Cabelo precisa de cuidados. E não é apenas com hidratações semanais que se conquistam fios bonitos e bem tratados. Muitas mulheres deixam a preguiça falar mais alto e tratam suas madeixas de qualquer maneira. Ponto a favor da quebra e do ressecamento. Saiba que algumas péssimas manias podem ser retiradas da sua rontina para garantir aquele cabelão de diva. Anote os sete pecados capitais contra os cabelos listados pelos hair stylists Maurício e Roberto Martins, do MR Martin Hair e Beauty, no Rio de Janeiro.

Gula de xampu e condicionador
Você quer sempre mais e não consegue ficar um dia sequer sem lavar as madeixas? É bom desapegar caso seu cabelo não seja muito oleoso. “Esse hábito remove a lubrificação natural dos fios, principalmente para quem tem cabelos ressecados. Higienize em dias alternados”, recomendam.

Avareza de hidratação
Não tem desculpa: depois do xampu, vem o condicionador. “Ele é necessário em todas as lavagens. Deixar de usar vai render fios ressecados e sem vida”, alertam.

Preguiça de secar
Pode até parecer mais prático abolir a secagem da rotina, mas tem o seu preço. “Prender o cabelo molhado, ou pior, dormir com eles dessa maneira, faz com que apareçam fungos e caspa no couro cabeludo.”

Escolher o pente pela aparência, pura vaidade
“Desembaraçar os cabelos com pente de dentes finos é um péssimo hábito. Se você não quer fios quebradiços, opte por modelos de dentes largos ou escovas tipo raquete. Eles são ótimos para pentear cabelos longos, normalmente mais frágeis.”

Ira contra os fios
Nada de raiva na hora de lavar e secar os cabelos com a toalha. Delicadeza garante a saúde dos fios. “Esfregar as madeixas causa quebra e ainda embaraça os fios, o que representa uma agressão a mais na hora de pentear. Aperte com cuidado apenas para retirar o excesso de água. Outra dica: quando for lavar suas madeixas nunca esfregue o couro cabeludo com as unhas, e sim com as pontas dos dedos. Esse ato de esfregar causa uma descamação do couro cabeludo”, recomendam.

Soberba
Quando aplicar algum produto nos fios, siga o tempo recomendado. Não pense que você sabe mais do que o especialista que preparou a fórmula. “Deixar a coloração mais de trinta minutos no cabelo é um erro para quem pinta em casa, pode fragilizar os fios”, avisam os especialistas.

Lúxuria
Tudo bem que aquela nuca à mostra a deixa muito sexy, mas deixar os cabelos presos o tempo todo pode trazer péssimos resultados. “Evite o uso contínuo de presilhas e elásticos por dois fatores: um é que o couro cabeludo não respira, o que favorece a queda. O outro é que fragiliza o fio que pode se partir exatamente no ponto em que estão presos”.

Conheça a página da L’Oréal Paris no Facebook e curta com suas amigas.