Quem tem o cabelo oleoso ou o hábito de passar as mãos nos fios toda hora observa que, algumas horas depois de lavá-lo, a raiz já começa a adquirir um aspecto brilhoso, como se estivesse suja. O mesmo pode acontecer com quem tem o cabelo normal a seco, porém não tem tempo de lavá-lo diariamente.
Leia também:
É bom lavar o cabelo todo dia?
Banhos quentes aumentam oleosidade e tiram o brilho dos cabelos
Progressiva em gel é uma opção para cabelos oleosos
Para evitar que isso ocorra – e que você tenha de ir do trabalho a um evento com o cabelo ensebado –, existe um truque que promove a limpeza instantânea dos fios: o shampoo a seco.
Desenvolvido especialmente para dar um trato rápido nas madeixas, o produto, em forma de aerosol, é capaz de absorver a oleosidade dos fios instantaneamente e dar o aspecto de cabelo recém-lavado. “O resultado é o mesmo de quando se aplica talco no cabelo, pois ele suga o óleo”, compara a técnica em penteados Selma Santos. Porém, a solução é temporária. Apesar de garantir o aspecto limpo e saudável, o shampoo a seco não higieniza, de fato, os cabelos e, portanto, a partir da segunda aplicação consecutiva sem lavar os fios, o resultado não será mais tão satisfatório.
Fácil de carregar na bolsa, o spray possui duas versões: com e sem fragrância, sendo que o primeiro pode ser usado não só para remover a oleosidade dos fios como também para disfarçar aromas desagradáveis. “Se o cabelo está com cheiro de cigarro, por exemplo, você pode aplicar o shampoo no comprimento dos fios para eliminar o odor”, indica Selma. A aplicação é muito fácil:
Modelo: Jessica Okuhama (Crédito: Bolsa de Mulher)
Levante uma mecha do cabelo e, a uma distância aproximada de 30 cm, aplique um jato do produto diretamente na raiz. Faça isso por toda a cabeça.
Deslize os dedos levemente por entre as mechas para dispersar o produto, ou esfregue o cabelo com uma toalha seca.
Para disfarçar odores, aplique o spray a uma distância de 30 cm somente no comprimento dos fios e, em seguida, espalhe levemente.