Shampoo para cavalos não acelera o crescimento dos fios e faz mal

por | jun 30, 2016 | Beleza

A vontade de acelerar o crescimento dos cabelos fez com que algumas mulheres descobrissem um novo aliado. É o chamado “shampoo bomba”, que tem como um dos ingredientes o Monovin A, vitamina de uso veterinário. Mas a novidade é perigosa e pode oferecer riscos aos fios e à saúde. “Não acho prudente as pessoas acharem fórmulas ‘milagrosas’ e irem aplicando na pele ou cabelo, pois podem causar irritação e até mesmo uma alergia. É comum em consultórios dermatológicos aparecerem pessoas que fizeram aplicações de produtos com misturas ‘salvadoras’ e acabam tendo todos os cabelos quebrados. Estes danos levam meses para melhorar e retornar ao aspecto normal”, afirma a dermatologista Sílvia de Mello, do núcleo de Saúde e Beleza da Clínica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro.

Leia também:

Cortar as pontas faz o cabelo crescer mais rápido? Descubra esse e outros mitos

Alimentação adequada faz o cabelo crescer mais forte

10 dicas para acertar no corte de cabelo

Ela ressalta também que não há nenhuma comprovação de que ele atue no crescimento dos fios. “Ele pode deixar os fios mais saudáveis, mais fáceis de pentear, diminuir a queda por tracionar menos, mas não tem ação em estimular o crescimento”, alerta.

O que é o Monovin A

A dermatologista Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que o Monovin A é um complexo vitamínico de uso veterinário para o crescimento da crina do cavalo, ou seja, um pelo que é 10 vezes mais resistente do que qualquer fio de cabelo humano. “Sendo assim, dá para imaginar que em contato com os fios finos, no mínimo vai provocar um enfraquecimento e, consequentemente, deixá-los bem quebradiços”, diz. Ela ressalta ainda que, se for aplicado diretamente no couro cabeludo, o produto pode provocar queda dos cabelos desde a raiz.

Uso do produto pode causar queda de cabelos e danos mais sérios

Além da Vitamina A, que é usada em produtos como shampoos e condicionadores com a finalidade de dar brilho, maciez e hidratação aos fios, o Monovin contém ainda o Dexpantenol (Vitamina B 5). Já o Bepantol, que também faz parte dessa receita, é  ótimo para hidratar os fios. “Mas nada de usá-lo com shampoo seco. O melhor é aplicá-lo na hora de passar o condicionador, colocando uma tampinha do Bepantol na mão, misturando com um pouco de condicionador, deixando agir nos fios entre 5 a 10 minutos e enxáguando em seguida. “Esse procedimento pode ser repetido todas vezes que você lavar o cabelo”, recomenda.

Riscos do produto

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Monovin A não tem registro liberado para uso humano. Na própria embalagem do produto também vem indicado que sua aplicação em seres humanos causa graves riscos à saúde.

Confira algumas receitas de sucos que dão brilho, hidratam, evitam caspa e ainda ajudam cabelo a crescer: