Dar adeus, para muitas, é uma tristeza só. E pior: nem é pela comoção da despedida. O culpado dessa desolação é ele, o tríceps, conhecido popularmente como o músculo do tchau. Localizada na parte superior do braço, entre a axila e o cotovelo, esta área tende a acumular gordura, se tornando uma das preferidas para o ataque da flacidez. Mas, o que pode ser feito para deixar a região firme?
Na academia
Para manter o braço em boa forma, o ideal é tonificar o músculo com exercícios – a região ganha volume e a flacidez diminui. “Existem evidências científicas que nós perdemos com mais facilidade os resultados dos treinamentos de membros superiores do que de membros inferiores. O motivo deve-se aos tipos de fibras musculares, além do fato de que, bem ou mal, ao executarmos nossas atividades cotidianas, como andar e subir escadas, estamos utilizando as musculaturas inferiores”, explica Eduardo Netto, diretor da rede carioca de academias A!Body Tech . Ou seja: como o tríceps não é muito utilizado nos movimentos do cotidiano, a flacidez aparece mais rápido.
A intensidade dos exercícios que podem ser praticados varia de acordo com o condicionamento físico de cada pessoa
É, se antes a preocupação feminina era apenas a de ficar com as pernas e bumbum em dia, hoje mudou. E a partir de que idade deve-se começar a praticar exercícios, para impedir o “tchauzinho desagradável “? Claudio Pinho, professor da academia By Fit Club, no Rio de Janeiro, aconselha: “Não existe uma idade indicada. Para prevenir a flacidez, quanto mais cedo começar, melhor”. A intensidade dos exercícios que podem ser praticados varia de acordo com o condicionamento físico de cada pessoa. E em uma coisa os especialistas concordam: freqüência é fundamental e eles devem ser praticados, no mínimo, duas vezes por semana.