A alimentação saudável sempre ajuda. Frituras e açúcares contribuem para o acúmulo de gordura e, por isso, devem ser consumidos com moderação. Portanto, a escolha deve sempre ser por alimentos ricos em proteínas e carboidratos. “A proteína aumenta o tônus muscular e o carboidrato dá energia para a realização de atividade física. A falta de proteína aumenta a possibilidade de flacidez”, comenta Ricardo Verçoza, professor da academia Estação do Corpo, no Rio.
Cirurgia
No entanto, se apenas os exercícios não forem sufientes, intervenções cirúrgicas podem dar bons resultados. As cirurgias plásticas, por exemplo, são indicadas para quem tem grande acúmulo de gordura na região. Outra técnica que ajuda a dar adeus às gordurinhas do braço é a lipoaspiração. Realizada com anestesia local, dura cerca de vinte minutos em cada lado. Durante o procedimento, uma cânula é introduzida pelas axilas. No mesmo dia, a paciente volta para casa. No pós-operatório, a região é comprimida com esparadrapo elástico por cinco a sete dias, para evitar inchaços e equimoses. Mas, se a flacidez local for muito grande e o método for realizado por alguém sem qualificação, a pele do braço pode ficar com ondulações difíceis de ser eliminadas.
Já para pequenas quantidades de pele excedente, pode ser indicada a chamada Técnica de Avelar. A anestesia é local e o corte, superficial, é feito em formato de meia-lua, nas axilas. A paciente é liberada no mesmo dia. No pós-operatório, deve-se permanecer com o curativo por três ou quatro dias, sem movimentar o braço, seguido do uso de malha elástica por três semanas. Também deve-se evitar sol nas primeiras três semanas, já que após a cirurgia, a região fica vermelha e irritada.