Blogueira dos cachos mais cobiçados na internet, Rayza Nicácio compartilhOU em seu canal um macete para descobrir qual a maior necessidade do seu cabelo: hidratação, nutrição ou reconstrução? Dependendo do tipo de carência que o fio apresenta, ele vai ter uma constituição e densidade diferentes, fazendo com que bóie de três jeitos característicos. Veja como fazer o teste e o tratamento mais indicado em cada caso.
Avalie quão poroso está seu cabelo
Tudo que você precisa é um recipiente com água. O ideal é que ele tenha profundidade suficiente para que você veja sua tendência de flutuação. Por isso, também é bom que ele seja largo, caso seu cabelo seja longo e esteja bem cheio de água. Coloque um fio de cabelo e espere alguns segundos para ver se ele:
Bóia por completo: se o fio de cabelo boiar, é sinal de que ele precisa de hidratação. Ou seja, sua necessidade é de reposição hídrica.
Como devolver hidratação?
Consuma mais líquido e invista em produtos para limpeza (shampoos e condicionadores) mais hidratantes. Se possível, também use algum tipo de umectante ou faça sessões de umectação com certa frequência.
Para no meio da profundidade: se o fio de cabelo fica no meio da água, como se estivesse “mergulhando” sem afundar, é sinal de que precisa de nutrição.

Como proporcionar nutrição?
Invista na reposição dos lipídeos, ou seja, óleos naturais dos fios. Para isso, aposte em máscaras de mel, abacate, ovos, iogurte e outros ingredientes que deixam seu cabelo mais nutrido.
Afunda completamente: se o fio afundar, sinal de que ele precisa de reconstrução. Seu cabelo deve estar bastante danificado devido à química de alguns tratamentos.
Como fazer reconstrução?
A única forma de tentar recuperar a estrutura dos fios de cabelo é devolvendo um pouco queratina à constituição capilar. Aposte em banhos de creme à base da proteína e invista em máscaras com ampolas de queratina adicionadas.
Mais dicas para cabelo ressecado