O dia está mais longo e o calor, mais intenso. O verão vai chegando e as roupas vão indo: não dá mais para ficar escondendo as pernas em calças compridas e muito menos dentro de uma meia-calça. Está na hora de colocá-las de fora e aproveitar ao máximo o que a estação oferece, seja na praia, na piscina, no calçadão ou num barzinho. E como verão não rima com flacidez – e muito menos com gordurinhas – a solução para curtir os dias de sol sem se preocupar começa com uma série de exercícios, a ajuda de diversos cremes e uma boa alimentação.
E por que não dar a partida pela malhação? Segundo Júnior Carvalho, coordenador de fitness da academia Estação do Corpo, no Rio de Janeiro, a atividade física que dá resultados mais rápidos ainda é a musculação. “Já é possível sentir uma melhora logo no primeiro mês. No entanto, o resultado significativo aparece mesmo a partir do terceiro mês, se a aluna se exercitar pelo menos três vezes por semana”, ensina ele, que geralmente sugere a cadeira adutora para a parte interna da coxa, a cadeira abdutora para a parte externa, o leg press horizontal, a cadeira extensora para o quadríceps (parte anterior da coxa) e a cadeira flexora para a parte posterior. “No setor aeróbio, o transport é o preferido das alunas. A bicicleta e o step também são bons”, acrescenta.
Para Ivan do Espírito Santo, gerente técnico da musculação da academia Runner, em São Paulo, o objetivo é alcançado mais rápido na musculação porque, além de os exercícios serem personalizados, há a supervisão constante de um profissional. “O número de séries, a sobrecarga e as repetições são direcionadas às necessidades de cada pessoa”, explica. Ele aconselha conciliar aula de ginástica localizada com musculação e um trabalho cardiovascular, como esteira ou bicicleta. “Sem esquecer o alongamento no início, para prevenir lesões, e no final, para relaxar a musculatura que foi trabalhada”, lembra.
Com muito suor e dedicação, há quem esteja conseguindo excelentes resultados. “Minhas pernas eram muito finas e eu tinha o maior complexo. Por isso, faço musculação três vezes por semana para engrossar e massagem com o creme Reafirmant Corpore Plus, da Valmari, uma vez por semana, para combater a flacidez”, revela a contadora Teresa Lima. “Passo também óleo de amêndoas na perna quando saio do banho. Só depois me enxugo”, diz. A assessora de marketing Rafaela Furtado também não descuida do visual. Supervaidosa, ela faz exercícios diariamente e usa e abusa de cremes. “Faço aula de ginástica localizada e esteira na academia e, na hora do banho, passo óleo para corpo. Também sempre tenho um hidratantezinho à mão. Ah, e depilo de 20 em 20 dias”, revela.
A pele também merece uma atenção especial. Para deixá-la lisinha, nada como uma boa esfoliação e um poderoso hidratante. “Existem excelentes marcas de esfoliantes para o corpo, geralmente, feitos à base de sementes de frutas. O importante estar atenta para que ele apenas esfolie a pele, sem arranhar ou machucar”, alerta a dermatologista Andrea Serra. No quesito hidratação, um dos grandes sucessos das prateleiras é o Hydra Reflets, da Dior, que, além de hidratar, realça o bronzeado, com seus microrefletores de luz que dão um efeito perolisado à pele. O Vasenol, com camomila, óleo de amêndoas e extrato de semente de uvas, recupera a pele desgastada pelo ressecamento. Para ativar a circulação sangüínea, a Shiseido tem o Advanced Essential Energy Body Revitalizing Emulsion. Já o Gel Relaxant pour les Jambes, da Anna Pegova, propicia um alívio imediato ao cansaço das pernas, estendendo seu efeito por até dez horas após a aplicação. “Se a paciente tiver a pele muito ressecada, recomendo passar óleo durante o banho e retirar o excesso com uma toalha. Após o banho, um hidratante potente feito à base de uréia a 10% com óleo de amêndoas doces, PCA-NA a 2% ou lactato de amônia a 12% resolve o problema”, sugere a Dra. Andrea.
As cicatrizes podem ter lá o seu charme e até trazer boas lembranças da infância, mas a essa altura do campeonato não são muito bem-vindas. Apesar de não serem totalmente eliminadas, elas podem ser amenizadas com a aplicação de ácidos ou laser. “Há clareadores à base de hidroquinona, ácido kógico, que é feito do arroz, ou ácido fítico, que devem ser manipulados por dermatologistas”, explica. Ainda no consultório, podem ser realizadas sessões de peeling com ácido glicólico. “O importante é usar no dia seguinte um filtro solar com, no mínimo, fator de proteção 15”, recomenda. Para o nutrólogo João Olinto, médico da seleção brasileira masculina e feminina de vôlei, três fatores contribuem para um invejável par de pernas: a genética, um padrão muscular adequado, fruto de exercícios, e uma quantidade de gordura relativamente baixa nessa região. Segundo o médico, a mulher tende a acumular nódulos de gordura na área da coxa, que muitas vezes se confundem com celulite. “Não existe nenhuma solução localizada que possa minimizar isso, a não ser a dieta e, de uma forma indireta, o exercício físico”, explica o nutrólogo. “É preciso gerar um déficit de energia, seja através de um maior gasto calórico ou de um cardápio mais leve. O ideal é fazer as duas coisas simultaneamente”, aconselha. O médico, que cuida de vários atletas, inclusive da jogadora de vôlei Leila, faz uma dieta personalizada para cada paciente e não acredita em regimes da moda. “Calculo o volume calórico dos nutrientes e o gasto calórico da pessoa. O segredo está na fórmula matemática”, comenta.
A cosmetóloga Maria Celina Meirelles alerta que manter uma alimentação sadia, à base de verduras, legumes e frutas, ingerir muito líquido e fazer caminhadas leves, são iniciativas que fazem bem não só para as pernas, mas para qualquer parte do corpo. “Quem quer se livrar de varizes e celulites precisa eliminar os resíduos que atravancam a circulação do sangue, da linfa e dos tecidos. Por isso é importante, de vez em quando, fazer uma desintoxicação, passar um dia tomando apenas água e sucos de frutas, principalmente antes de um tratamento de varizes ou celulite”, afirma a cosmetóloga. O próximo passo é começar uma alimentação rica em legumes verdes, cenouras cruas, óleos virgens, limão, laranjas e, lentamente, incorporar a isso frutas, legumes cozidos e cereais integrais. “Após este período de limpeza do organismo, o ideal é adotar uma alimentação correta, sem alimentos industrializados, eliminar gorduras pesadas, óleos e manteiga, carnes e peixes gordos, frios, doces, café, chá preto, álcool e fumo. O sal também deve ser usado com moderação. Mas nada disso deve ser feito sem que um médico seja consultado”, adverte.
Pode parecer mais trabalhoso, mas a combinação de exercícios físicos, boa alimentação e cuidados com a pele é mesmo a maior aliada de quem quer resultados duradouros e não agressivos. “Cirurgia plástica, somente em casos extremos”, é o que alerta o cirurgião plástico Dr. Hugo de Castro. “Nesses casos, nossa grande arma para combater as gorduras localizadas é a lipoaspiração, especialmente na região dos culotes, joelhos e face interna das coxas”, diz ele. Casos especiais de flacidez da pele, como os de quem passa por um emagrecimento acentuado, como após obesidade mórbida, também tem solução. “Uma técnica conjugada de plástica abdominal e lifting de coxas, com incisão cirúrgica comum, colocada na marca do biquíni, dá resultados surpreendentes”, garante.
Mas se a intenção é começar a fazer algo pelas suas pernas desde já, vale a pena seguir um conselho simples e prático da cosmetóloga Maria Celina Meirelles: “Colocar as pernas para o alto enquanto lemos ou vemos TV é ótimo para a circulação”. Então, pernas pro ar!
Agradecimentos:
Dr. João Olinto – Nutrólogo
Médico da Confederação Brasileira de Vôlei masculina e feminina
Coordenador médico das Academias Leblon e Pró forma
Tel: (21) 2522-7596
Ivan do Espírito Santo – Gerente técnico da musculação da academia Runner
Av. Candido Mota Filho 731 – Butantã – São Paulo
Tel: (11) 3719 4201 / 3719 4320
Júnior Carvalho – Coordenador de fitness da Academia Estação do Corpo
Avenida das Américas, 700, 1° andar – Shopping Cittá América – Rio de Janeiro
Tel: (21) 3803-7070
Maria Celina Meirelles – Cosmetóloga
Presidente Honorária Vitalícia da ASSERJ – Associação Profissional de Estética do Rio de Janeiro
Tel: (21) 2565-7556
Bianca Ribeiro – Fisioterapeuta especializada em estética corporal
Clínica Fisiobelle
Av. das Américas, 500 bl 16 – sala 214 – Rio de Janeiro
Tel: (21) 2494-5937
Andrea Serra – Dermatologista
Tel: (21) 2493-5718
Paula Pereira – Cosmetóloga
Loja Shampoo & Cia
Rua Visconde Pirajá, 581 – Rio de Janeiro
Tel: (21) 2259-1699