O inchaço na barriga pode ter várias causas, desde a constipação até a flatulência, período menstrual e alterações hormonais. Outro fator que deixa o abdômen com mais volume é a retenção de líquidos: o consumo excessivo de alimentos ricos em sódio e o uso de alguns medicamentos podem ocasionar esse volume extra na região.
Drenagem linfática para diminuir a barriga
Para saber se esse inchaço realmente não é gordura, mas sim retenção de líquidos, basta apertar a barriga com a ponta dos dedos por alguns segundos. Depois, é só soltar e ficar de olho: se a marca dos dedos permanecer por cerca de 3 segundos, o corpo está mantendo mais líquido do que deveria. Se não aparecer, pode-se dizer que é gordura concentrada na região abdominal.

A retenção hídrica pode ser combatida com a estimulação do sistema linfático – o que auxilia na eliminação de toxinas pelo organismo. A drenagem linfática pode ser feita em casa, com movimentos que estimulam a circulação e fazem os líquidos do corpo fluírem de maneira mais eficiente.
Como fazer drenagem na barriga
A esteticista Maria Luiza Medeiros recomenda utilizar um creme específico para fazer a drenagem em casa, especialmente aqueles itens com ativos que auxiliam na eliminação de gordura. A dica é fazer de 10 a 15 repetições de cada um dos movimentos indicados para estimular o sistema linfático e acabar com o inchaço abdominal. São eles:
- Movimentos circulares e lentos na barriga em sentido horário, com a mão aberta, fazendo uma leve pressão na pele;
- Em volta do umbigo, faça uma pressão maior em direção à pelve, como se estivesse “levando” os líquidos rumo ao sistema urinário
- Com os punhos fechados, faça movimentos contínuos e vagarosos da altura do estômago até a pelve
- Também com as mãos cerradas, coloque os punhos na altura da cintura, bem na lateral do tronco, e deslize de forma transversal até a pelve. Sempre fazendo o movimento devagar e com uma leve pressão.