Cerimônias de casamento > Casamento Grego

por | jun 30, 2016 | Moda

Casamento Grego Ortodoxo

O professor de literatura grega da UFRJ e diácono da igreja ortodoxa Henrique Cairus aponta que, apesar de igrejas-irmãs, as cerimônias ortodoxas e católicas apresentam algumas características distintas. “A principal delas está na oficialização, que na igreja ortodoxa é feita pelo sacerdote. Os noivos entram mudos e saem calados. Não existe a hora do sim, por exemplo”, cita.

De acordo com Cairus, o fato de o casal estar presente já representa uma aceitação mútua. Ele acrescenta: “Durante a cerimônia, os noivos bebem três goles da mesma taça de vinho, simbolizando que não haverá mais segredos entre ambos”. O momento que representa a união acontece na coroação: “Após as alianças serem colocadas pelos padrinhos, o casal é coroado. Aí, sim, está oficializado o matrimônio”.

As coroas podem ser feitas com flores ou em ouro, como acontece até hoje na Rússia, lembrando as dos antigos imperadores. “Varia muito com a condição financeira dos noivos. Essas coroas são atadas uma a outra por um lenço enlaçado, demonstrando que o poder só existe na união dos dois”. Na cerimônia, as coroas são trocadas três vezes entre os noivos, como forma de demonstrar que não há diferença entre a posição da mulher e a do homem na relação: “A coroa simboliza o poder na casa e as graças do Espírito Santo sobre a cabeça dos recém-casados”.

No cinema, a comédia-romântica ” Casamento Grego” despertou a curiosidade do público pelos ritos matrimoniais ortodoxos. E eles são muitos, já que, como conta Cairus, a religião permite que se reproduzam costumes locais nas uniões. “As tradições regionais têm liberdade na cerimônia ortodoxa. Na Grécia, os noivos já entram na igreja juntos. Existem regiões gregas em que o noivo pisa no pé da noiva, por exemplo. Mas não só na Grécia. Na Ucrânia, também adepta da religião ortodoxa, a noiva tradicionalmente usa vermelho”, destaca.