Apesar de serem uma delícia, os chicletes são também um grande problema para o meio ambiente. Devido aos seus componentes, eles demoram muitos anos para se decompor e nas cidades costuma fazer parte do lixo jogado nas ruas.
Pensando nisso, três empresas se uniram para dar um novo uso às gomas de mascar. Agora, na Holanda, o chiclete vira sola de tênis.
Tênis feito com chiclete
O lixo jogado nas ruas é um problema em qualquer cidade, mas em Amsterdã, eles encontraram uma alternativa diferente para conscientizar os cidadãos sobre os chicletes que poluem as vias públicas.
Além de sujar as ruas, as gomas de mascar são ainda um risco para o meio ambiente. Pensando nisso, a organização Iamsterdam, a empresa de design Explicit Wear e a de sustentabilidade Gumdrop se uniram para criar um tênis feito de goma de mascar.
O Gum-Tec, material criado para dar novo uso aos chicletes, é feito a partir dos doces já mascados e também com o descarte de empresas. Com apenas 1 kg do doce, é possível fazer solas de quatro pares de tênis.
Além de retirarem as gomas já jogadas nas ruas, a iniciativa distribuiu postos com lixos para a reciclagem.
Os modelos já estão esgotados. No entanto, o site promete uma nova coleção ainda em 2020, que pode ter sofrido atrasos devido à pandemia.
Mesmo assim, a marca aposta em produtos limitados para conscientizar, principalmente, sobre o descarte correto dos chicletes.