Como escolher músicas da festa de casamento

Assim como um bom cardápio e um lugar legal, a trilha sonora da festa é dos fatores que podem fazer a festa ser um sucesso ou não. Para a comemoração ser algo inesquecível para convidados e noivos, a seleção de músicas deve ser animada na medida certa. Fernando Younis, DJ da Traffô, dá dicas para acertar na trilha.

Leia também

10 músicas de festa de casamento mais pedidas 

Músicas de casamento: as mais pedidas para a cerimônia 

Por que contratar uma assessoria de casamento? Entenda 

Ritmos variados

A principal dica para agradar “gregos e troianos” em uma festa de casamento é investir em diferentes gêneros musicais. “Festas de casamentos recebem pessoas de todas as faixas etárias, com gostos musicais distintos e vivência em épocas com diferentes influências musicais”, afirma o DJ. Por isso, diversifique e inclua samba, pop, sertanejo, flashback e dance music dos anos 80, 90 e 2000.

Tocar vários ritmos é um dos segredos de uma boa trilha sonora / Crédito: Thinkstock

Perfil do público 

Os noivos podem e devem ajudar o DJ a definir qual é o perfil de público predominante para que o profissional invista mais em músicas desse tipo. De acordo com o profissional, é papel do DJ sentir a resposta dos convidados a certas músicas para manter o alto astral da festa.

Organização

Não deixe para organizar o setlist de última hora. Segundo Younis, é preciso tempo e tranquilidade para escolher todas as músicas essenciais. “É importante que os noivos se reúnam com o DJ semanas antes da festa para entender melhor o gosto dos noivos, além de definir as músicas para a hora da entrada no salão, dança dos noivos, buquê, etc.” completa.

Sonorização

Certifique-se sobre a capacidade e estrutura de sonorização do evento, para garantir qualidade e evitar problemas durante a festa. De acordo com o DJ, é preciso se atentar à qualidade da aparelhagem para que não haja ‘chiados’ ou falhas no áudio.

Acústica e volume

Outra dica é ficar atenta à acústica do local e às restrições de volume e horário. “É bom conversar antes para saber qual o volume máximo permitido no local e se há restrição de horário”, alerta o DJ.