Como fazer o Save the Date de casamento

Enviar um Save The Date – “reserve a data” – é uma moda americana que tem conquistado cada vez mais os noivinhos brasileiros. Além de ajudar os convidados a se organizarem, o pré-convite envolve amigos e familiares no clima da festa antes mesmo da chegada do convite oficial.

Leia também

Convite de casamento: o que o convidado deve fazer 

Dicas de lembrancinhas de casamento 

Entenda as principais tradições de casamento 

A cerimonialista Rose Quadros ensina como e quando a entrega do Save the Date de casamento deve ser feita e dá dicas.

Por que enviar

Segundo Rose, o Save the Date é interessante porque a partir dele os convidados podem organizar suas agendas com antecedência. “Sabendo qual é a data escolhida pelo casal, amigos e familiares podem modificar data de viagens ou compromissos de acordo com o dia do enlace”, afirma.

Ainda de acordo com a cerimonialista, o pré-convite é ainda mais indicado em caso de destination wedding, quando os convidados tem que se deslocar para outra cidade ou país para comparecer ao casamento.

Os noivos decidiram mandar um monóculo como Save the Date criativo / Crédito: Divulgação SCards

“Eu adoro Save the Date tanto como convidada quanto cerimonialista. Acho uma forma lúdica, delicada e emocionante de comunicar às pessoas queridas quando será o casamento e garantir que todas estejam presentes”, resume Rose.

Quais informações colocar

O Save the Date não precisa ter muitas informações. O nome do casal, a data do casamento e a cidade ou país em que será realizado são as únicas necessárias. Se o casal tiver criado um website para a data, vale incluir o endereço online.

Como enviar

Uma linha do tempo resumindo a história do casal também é uma boa ideia de Save the Date / Crédito: Divulgação SCards

Há uma infinidade de possibilidades quando o assunto é o Save the Date. Diferente do convite de casamento, o Save the Date foge às formalidades do evento e pode ter a cara dos noivos. Segundo Rose, o pré-convite deve ser de fácil acesso, mas fica  a critério dos noivos decidir o formato e o tipo de entrega. “Save the Date no formato de vídeo, por exemplo, emociona e pode ser enviado por e-mail”, completa.

Quando entregar

“O ideal é que ele seja enviado com seis meses de antecedência, mas até quatro meses antes ainda o pré-convite pode ser enviado”, afirma Rose.

Quanto custa

O preço varia de acordo com o modelo escolhido, com a forma de entrega e quantidade. “O Save the Date, assim como qualquer outro item do casamento, tem custo”, ressalta a cerimonialista. Contudo, para os casais com o orçamento apertado, a dica é produzir o pré-convite gratuitamente com ajuda de alguns sites, como o Celebrations, ou artesanalmente em formato de cartão personalizado.