Metodologia dos 7 estilos: o que é, quem criou e como descobrir o seu

Técnica ajuda a dar um norte no que faz sentido ter no guarda-roupa e pode até ajudar em combinações

Por mais que você não saiba muito de moda, provavelmente já ouviu a descrição de um look como tradicional, romântico, sexy e criativo. Esses são apenas 4 dos 7 estilos universais, uma ferramenta que ajuda a entender como cada pessoa pode se expressar melhor por meio das roupas e acessórios, sem perder sua essência.

Conheça abaixo melhor cada um desses estilos e aprenda a como descobrir o seu.

Quais são os 7 estilos universais?

(Crédito: Reprodução/Instagram @larobertita | Reprodução/Instagram @savana.sa | Reprodução/Instagram @thaisfarage)

Desenvolvida nos anos 1980 por Alyce Parsons e Mimi Dorsey, essa teoria foca nos padrões de combinações a fim de dividi-los em sete grupos diferentes. São eles:

  • Tradicional: resume-se em peças clássicas e atemporais, cores mais neutras e um certo conservadorismo na maneira de se vestir, por exemplo.
  • Esportivo: foco no conforto com peças práticas e casuais. Além disso, foca em tecidos leves e em uma modelagem mais ampla.
  • Elegante: valorização do clássico, assim como no estilo tradicional, mas com mais informação de moda. Sendo assim, há um pouco mais de ousadia nas cores e até estampas.
  • Romântico: delicadeza e feminilidade são as palavras que resumem esse estilo. Rendas, bordados, babados, silhueta marcada, laços e tecidos fluidos, por exemplo, fazem parte desse estilo.
  • Sexy: foco em looks que valorizam sensualidade com decotes, transparências e modelagens que valorizam as curvas.
  • Criativo: ousadia é uma das marcas registradas. Por isso, há uma aposta muito grande em mix de estampas, assimetria, maximalismo, uso de cores e texturas.
  • Dramático: é também ousado, mas um pouco mais contido. Nesse estilo, peças com peso visual chamam muito a atenção.

Como descobrir o seu estilo?

Descobrir seu estilo é um processo de autoconhecimento. Para isso, observe o que você costuma repetir no seu guarda-roupa e também na maneira como se veste. Além disso, a pasta de inspirações pode te dar um norte sobre isso.

No entanto, mais do que tentar se limitar a um estilo, vale entender um pouco do que cada um deles faz parte de você. Dessa maneira, você entenderá melhor porque gosta de uma peça e se faz sentido tê-la no seu guarda-roupa.

Dicas de moda