Criatividade, diversidade e vibração. As tendências para moda verão 2023 mostram que o mundo está expressando um desejo por renascimento, por alegria e liberdade.
A criatividade será vista novamente na moda cut out, com seus recortes assimétricos, mas também nos clássicos do vestuário, que aparecem de forma reinventada, como em minissaias e na alfaiataria monocromática.
As araras das lojas terão que se adaptar à diversidade, trazendo desde o básico da bermuda jeans até o glamour do cetim e do brilho.
E, para finalizar, as cores serão vibrantes e sem limite para o exagero, como mostra a moda barbiecore e as estampas degradê. Veja 12 tendências que prometem bombar na estação mais quente do ano.
Tendência moda verão 2023
Tamanco
A moda avançou alguns anos na nostalgia e depois de uma longa temporada de revival dos anos 1990, chegou a vez de resgatar o início dos anos 2000.
Junto com a cintura baixa, os tops de borboleta, os tamancos estão de volta, especialmente nas versões plataforma. A ideia é que eles realmente chamem atenção, contrastando com o look ou sendo o único ponto de cor de toda produção.
Minissaia
Um clássico da moda, que já foi símbolo de emancipação feminina, a minissaia está de volta plissada, de couro, metalizada, com bolsos, paetês, estampas, drapeado e todas as formas possíveis de imaginar.
Com um tamanco, um top de biquíni ou um blazer, a produção já está pronta para representar toda moda verão.
Top de biquíni
O cropped é a nova peça favorita da brasileira. Há muitas temporadas, ele deixou de representar abdômens superdefinidos, sendo outro símbolo de empoderamento, de mulheres gordas, mulheres com curvas, seios fartos, seios pequenos, mulheres com corpos reais.
Depois do top de faixa que bombou em 2022, agora é a vez do top de biquíni, que vai com calça jeans e até com conjunto de alfaiataria.
Blusa com amarração frontal
A blusinha com amarração frontal, também conhecida como french top, é uma opção romântica para quem busca uma alternativa ao top cropped.
Ela tem um detalhe que valoriza o colo. O nózinho frontal acaba formando um decote V, que alonga a silhueta e faz parecer que os seios são maiores: um truque de estilo.
Bermuda jeans
Depois da bermuda biker virar febre absoluta entre as mulheres, foi a vez do shortinho e da bermuda de alfaiataria ganhar os guarda-roupas.
A peça do verão 2023, no entanto, é bastante casual e polêmica, mas já apareceu em looks da praia ao aeroporto. Trata-se da bermuda jeans. E nem precisa gastar dinheiro para experimentar a tendência: basta cortar aquele calça velhinha, que já está pedindo uma reforma.
https://www.instagram.com/p/CZiUbQEFHlN/
Barbiecore
O rosa pink nunca deixou realmente de ser uma preferência nacional, mas a última moda é não ter limites ao levar a Barbie para passear.
Da armação dos óculos, aos cabelos coloridos, do tamanquinho até a bota nos joelhos, a tendência indica que o jeito é se vestir de rosa dos pés à cabeça.
A moda faz referência também a outro clássico dos anos 2000, que é o filme “Meninas Malvadas”, lançado em 2004, cuja regra é conhecida de toda uma geração: às quartas usamos rosa.
Transparência
O tule, frequentemente associado a looks sensuais, com pegada mais noturna, tomou conta do vestuário com vestidos, blusinhas e até calças.
A transparência deve seguir dando às caras no verão 2023, com tingimentos diferentes e até bordados.
Moda cut out
A tendência dos recortes assimétricos foi tão usada em 2022 que poderia chegar ao fim do ano completamente saturada. Nos vestidos de casamento, no “Big Brother Brasil” e até nos tapetes vermelhos, foi uma hegemonia do cut out.
Acontece que não há limites para criatividade e os estilistas e marcas estão cada vez mais ousados, brincando com as formas em recortes diferentes.
Além disso, a moda cut out também virou uma importante ferramenta de empoderamento feminino, quando mulheres que não têm o corpo magérrimo das supermodelos embarcaram na onda, valorizando suas curvas, dobras e peles reais.
Alfaiataria monocromática
Primeiro foi o blazer. Depois foi o shortinho de alfaiataria que tomou conta da moda verão. Agora é o próprio terninho que empresta toda sua elegância das estações mais frias para os eventos diurnos do verão.
A dica é usar cores alegres, bons tecidos que não esquentam e escolher bem a cerimônia (dependendo da região do Brasil, é bom contar com ar condicionado).
Para deixar mais fresh, uma dica é deixar o blazer aberto com top de biquíni aparecendo, ou usá-lo sem nada por baixo, fazendo com que o abotoamento crie um decote. Se quer investir em uma peça só, aposte no colete!
https://www.instagram.com/p/CjrAofwsdVj/
Cetim
O slip dress, que parece uma camisolinha de dormir, está na moda há algumas temporadas e ganhou um novo fôlego com a febre do homewear, impulsionado pelo isolamento social.
O conforto dos pijaminhas fez com com que o cetim virasse febre, trazendo também brilho e frescor para produções noturnas.
Boné
Você até pode torcer o nariz, mas as novas gerações trouxeram os bonés de volta. Além de proteger a produção naquele dia de bad hair day, o acessório protege do sol e ainda rejuvenesce a produção.
A palavra de ordem é mostrar ao mundo um pouco da sua personalidade, procurando bonés com frases divertidas, militantes, de grupos sociais, marcas e esportes que você ama. O boné já vira uma forma de fazer amigos.
https://www.instagram.com/p/CeXABmbvEdo/
https://www.instagram.com/p/CgrwJi0r9p1/
Estampa degradê
A febre do tie dye e das estampas psicodélicas ganha uma variação de peso. Agora, a graduação de cores é mais sutil, sem tantas marcas, de forma suave.
O degradê vai invadir a moda praia, vestidos e camisetas e atualizar a estamparia. Essa será tão forte que vai migrar do vestuário para os cabelos, decretando o fim das mechas muito marcadas.
https://www.instagram.com/p/CXuG-sNPGR0/