Roupas de praia como maiôs, biquínis e sungas são peças delicadas feitas a partir de polímeros e fibras de elastano, que garantem elasticidade necessária às peças e mais resistência à água do mar, ao sol e ao cloro da piscina. Por isso, existe um produto de limpeza que não pode ser usado de jeito nenhum na hora de lavar seu traje de banho, para não correr o risco de danificá-lo.
Nada de cloro no maiô ou biquíni
Por mais que as piscinas tenham alguma concentração de cloro na água, jamais use “alvejante” na lavagem da moda praia.
Este tipo de produto de limpeza é capaz de destruir as fibras de elastano da lycra, deixando o biquíni desgastado e até translúcido. Veja a seguir, qual a melhor forma de cuidar das roupas de banho.
Cuidados com trajes de banho de lycra
1. Como regra geral, as peças de lycra não devem ser lavadas na máquina de lavar porque o eletrodoméstico pode acabar desgastando o tecido.
2. Lave manualmente com água fria e sabão neutro. Leia atentamente a embalagem do produto, pois sabão em barra e líquido não são necessariamente neutros. Fique atenta.
3. Preferencialmente, não deixe as peças de molho. O hábito faz com que os tecidos desbotem mais facilmente e podem até manchar.
4. O ideal é espremer delicadamente o tecido na hora da lavagem, nunca torcê-lo. Também é preciso evitar a secagem em máquina.
5. Seque as peças sempre à sombra. Esse é o ideal para prolongar a vida de biquínis, maiôs e sungas. No entanto, cuide com o risco de mofar se não torcer direito. Pendure em um lugar bastante arejado, nada de deixar no banheiro.
6. Nunca use ferro de passar roupa em peças de lycra. Depois de secos, biquínis e maiôs devem ser guardados de maneira que o tecido não fique esticado para evitar deformações.
Como usar maiô
- Sensual ou comportado: Maiô é opção para todos os tipos de corpo
- Maiô sexy de Vera Viel tem truque que faz virar biquíni: Veja macete
- 8 maiôs mais cavados das famosas no verão: A volta da asa delta