A campanha para divulgar a última linha de lingerie da marca Victoria’s Secret, intitulada ” The Perfect Body” (em português, o corpo perfeito), gerou críticas vorazes na internet. O motivo é que a frase em questão trazia ao fundo uma imagem das “Angels”, modelos altas e super magras que desfilam para a marca. Apesar de não dar nenhuma explicação ou desculpar-se pela propaganda, a empresa mudou o slogan da coleção para “A Body for Every Body” (traduzindo: um corpo para cada corpo).

Leia também
Como escolher a lingerie ideal para cada tipo de corpo
Mulheres publicam fotos de suas estrias em campanha pelo amor próprio
Maiôs e biquínis plus size: modelos e dicas para escolher o certo
Quem se incomodou com a mensagem da marca alega que a declaração de que corpos muito magros são perfeitos é perigosa para a saúde. Mais de 27 mil pessoas assinaram a petição (link) que solicita um pedido de desculpas e o fim da campanha. O abaixo-assinado considera também que a propagando dá a entender que o corpo da mulher está disponível para ser julgado.

“Todos os dias as mulheres são bombardeadas por propagandas que pretendem deixá-las inseguras sobre seus corpos, na esperança de que elas gastem dinheiro em produtos que supostamente as deixem mais bonitas e felizes. Tudo o que isso gera é baixa autoestima entre as mulheres, feitas para sentir que seus corpos são inadequados e nada atrativos porque não se encaixam no estreito padrão de beleza. […]. A campanha da Victoria’s Secret brinca com as inseguranças da mulher e manda uma mensagem nociva através das palavras ‘O corpo perfeito’ cruzando modelos que tem exatamente o mesmo tipo corporal magro”. (Fragmento do texto que encabeça a petição).

Depois da alteração do nome da campanha, o movimento continua pedindo para que os pôsteres sejam recolhidos das lojas e para que a marca abandone o marketing nocivo e manifeste-se com um pedido de desculpas.