Preparem-se, fãs e entusiastas de astronomia: o ano de 2022 está cheio de fenômenos interessantes e eventos imperdíveis que estão prestes a tomarem os céus.
Nicole Oliveira é uma premiada fundadora de um clube de astronomia, promove palestras, comanda um canal no YouTube sobre o assunto e, em parceria com a Nasa, já identificou 7 inéditos asteroides.
Um foguete chinês, que estava desgovernado e acabou caindo no Oceano Índico, foi avistado no céu de Santa Catarina. A informação foi confirmada pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon)
Ainda não sabemos exatamente quando poderemos curtir shows e eventos ao ar livre, mas ainda assim, muitos espetáculos já estão reservados para 2021. Basta olhar para o céu.
No dia 31 de outubro, quando em vários países é celebrado o Halloween ou Dia das Bruxas, haverá um motivo especial para as pessoas olharem para o céu à noite: uma Lua Azul.
A aproximação do cometa Neowise da Terra tem proporcionado imagens incríveis ao redor do mundo. Ele foi detectado pela primeira vez no final de março pela Nasa, mas só agora se tornou visível a olho nu.
No Twitter, vários usuários relataram recentemente um fenômeno estranho: barulhos que pareciam vir do céu sem nenhuma explicação. Os sons foram gravados em várias partes do Brasil e as pessoas começaram a criar as mais diversas teorias para explicar os ruídos.
A maior superlua de 2020 estará visível a partir de 7 de abril, de acordo com a Nasa, agência espacial norte-americana. Além de 7% maiores, superluas aparecem cerca de 15% mais brilhante que o uma lua cheia comum. Veja abaixo como ver o fenômeno:
É muito divertido maratonar séries ou filmes da Netflix durante toda a quarentena, mas os norte-americanos poderão desfrutar de uma maravilha natural: a Superlua Rosa.
Astrônomos amadores descobriram uma anomalia em alguns dados capturados pelo satélite especial da NASA, o Tess. A informação foi repassada para os especialistas,que explicaram por que ela pulsava apenas de um lado. A anomalia deu um formato bem inusitado para a estrela: o de gota.
Na noite desta segunda-feira (9), quem olhar para o céu poderá observar a superlua, fenômeno em que a lua aparenta ser muito maior. Veja abaixo o que é a superlua e qual o melhor horário para vê-la no céu.
A maior chuva de meteoros de 2019, chamada Geminídeas, vem acontecendo desde o começo de dezembro. O pico de atividade ocorre na noite desta sexta-feira (13), quando será possível observar o fenômeno a olho nu no Brasil.
Os fenômenos astronômicos são uma ótima oportunidade para ver belas manifestações naturais no céu. Para ficar preparado, confira abaixo os principais eventos desse tipo que serão visíveis no Brasil em 2020:
Um asteroide de 700 metros de diâmetro deve passar bem ao lado da Terra na sexta-feira (25). O 1998 HL1, como é chamado, foi classificado pela Nasa como “potencialmente perigoso”.
Funcionando a partir de uma rede global de radiotelescópios, o Event Horizon Telescope (EHT) anunciou recentemente um enorme avanço no estudo de um dos eventos cósmicos mais misteriosos de todos: o buraco negro.