A fala de Renata Saldanha sobre Camilla Maia foi vista como racista pela web e outros participantes do BBB 25; veja o que houve
Diferente do que os participantes do BBB 25 acharam, o almoço cedido pelo Big Fone, na última quarta-feira (29), estava longe de ser uma regalia. Além de os escolhidos precisarem distribuir consequências para outros brothers, toda a casa ouviu o que eles conversaram.
Em certo momento, por exemplo, quando foi preciso definir quem ficaria amarrado por tempo indeterminado, Renata disse que escolheria Camilla – e o “motivo” não só fez a trancista chorar, mas ainda virou pauta na casa e na web, já que a cearense foi acusada de praticar racismo. Saiba mais abaixo.
Entenda as acusações de racismo no BBB 25

Eva, dupla de Renata, foi a primeira a sugerir o nome de Camilla como participante que deveria ficar amarrada com outro. No entanto, Maike pontuou, rapidamente, que poderia não ser boa ideia, já que a trancista tem o costume de cozinhar para todos.
“Aí a gente se lasca também. Porque a gente que está na xepa e ela (Camilla) cozinha pra gente”, complementou Renata.
Camilla, que estava ouvindo tudo da sala da casa, caiu no choro. “Então ela serve só para cozinhar?”, questionou Thamiris, irmã da trancista, indignada.

Não demorou muito para que diversos internautas entendessem a fala de Renata como racista, visto que se trata de uma mulher branca se referindo a uma negra – especialmente no contexto de subserviência, que remete à escravidão.
Renata e Eva tiveram sim uma atitude de caráter racista estrutural, vcs concordando ou não
— viana (@EuVianaReal) January 30, 2025
pic.twitter.com/DGC2lKJ9ir
— 𝖋𝖑𝖔𝖗𝖆🌿 (@flora_tropical) January 29, 2025
que fala bem racista….#BBB25 https://t.co/LccEcmNxPN
Camilla , cozinheira das madames Eva e Renata
— 𝓑𝓲𝓪 𝓟𝓲𝓶𝓮𝓷𝓽𝓪 (@biapimenta2009) January 29, 2025
Espero q nunca mais ela encoste numa panela dentro dessa casa#BBB25 Big fonepic.twitter.com/QbaizbPE7A
O participante Diogo, inclusive, também deu um toque à Renata e Eva, e validou os sentimentos de Camilla. “A gente já se conhece há duas semanas, já conversou bastante, mas foi empregado errado na hora ali”, disse.
Diogo, um homem negro, tentando explicar o ponto de vista dele sobre um possível desconforto racial
— Pedro BBBonvivant (@Pedrobonvivant) January 29, 2025
Ao vem 2 brancos, Maike e Gabriel e dizem que acham que não tem ligação…#bbb #bbb25 pic.twitter.com/X49BjKhHZG
Equipe de Camilla aponta racismo estrutural

A equipe de Camilla também se pronunciou por meio de uma nota de repúdio e falou sobre racismo estrutural – prática que, mesmo que de forma inconsciente, reforça o racismo.
“Independente da intenção, falas como essa são inaceitáveis. Elas reforçam a naturalização da ideia de que pessoas negras ocupam posições de servidão”, disse parte do texto. Veja abaixo na íntegra:
