Veja dois hábitos que devem ser evitados para manter seus lábios jovens e saudáveis por mais tempo
Assim como a pele do rosto, os lábios também sofrem com o envelhecimento. Os sinais, que aparecem por meio do ressecamento, perda de volume, rugas finas e até alteração na coloração, fazem parte da natural diminuição da produção de colágeno e ácido hialurônico.
No entanto, há fatores que aceleram o processo e que devem ser evitados. Saiba mais a seguir.
Cuidados com os lábios: o que evitar

Alguns dos fatores externos que aceleram o envelhecimentos dos lábios são a exposição excessiva ao sol sem proteção, poluição, desidratação, temperaturas extremas e dois hábitos prejudiciais: fumar e lamber os lábios com frequência.
Isso acontece porque, com o tempo, são fatores que afetam a produção natural de melanina, resultando em lábios mais pálidos ou com manchas.
“A pele labial é muito fina e, como não possui glândulas sebáceas (responsáveis pela produção de óleo) nem glândulas sudoríparas (que produzem suor), não conta com a mesma proteção natural contra o ressecamento que o restante da pele do rosto e do corpo”, explica Isabele Cacciolari, cosmetóloga e fundadora da Caccio Cosméticos.
Visto que a produção de colágeno e ácido hialurônico diminui após os 30 anos, é importante investir em hidratação, proteção e ingredientes que promovam a regeneração da pele.
Como prevenir o envelhecimento dos lábios?

Para manter os lábios hidratados e livres de sinais do tempo, a especialista recomenda alguns cuidados essenciais:
- Hidratação intensa com manteigas e óleos naturais;
- Proteção solar;
- Uso de ingredientes anti-idade com ácido hialurônico, vitamina E e óleo de rosa mosqueta na composição;
- Esfoliação suave uma vez por semana.