A rotina de cuidados com o cabelo no outono não exige grandes esforços e garante fios macios e livres de frizz
O outono no Brasil é uma estação marcada por temperaturas mais amenas, mas principalmente pela redução da umidade do ar.
E, visto que essa soma de fatores impacta diretamente a hidratação natural dos fios, é preciso fazer alguns ajustes em sua rotina capilar para continuar com madeixas saudáveis.
A seguir, confira 3 cuidados para se ter com o cabelo no outono.
Rotina capilar no outuno: do que é preciso?

Segundo Marina Groke, especialista em beleza da Escova Express, rede de escovarias, a atenção especial à hidratação e nutrição do cabelo é um dos principais cuidados para o outono.
“Com a umidade do ar mais baixa, os cabelos perdem água mais rapidamente, o que pode deixá-los ressecados e sem brilho”, explica ela.
Assim, é preciso ficar atenta também à frequência de lavagens que pode diminuir devido ao frio ameno, consequentemente, levando ao acúmulo de resíduos no couro cabeludo.
1. Foco na hidratação e nutrição

A primeira mudança para aplicar na rotina de cuidados com o cabelo durante o outono é investir ainda mais em produtos de hidratação e nutrição. Máscaras de alguma das duas etapas, com ingredientes como óleo de coco e manteiga de karitê, devem ser usadas ao menos uma vez por mês.
Mas os cuidados não devem estar somente dentro do box. É importante também proteger os fios ao sair de casa, especilamente com óleos e cremes leave-in – já que são produtos responsáveis por criar uma camada protetora contra o ar seco.
2. Temperatura da água
Nada como um banho quente nos dias mais frescos, mas a alta temperatura da água remove a oleosidade natural do couro cabeludo, deixando os fios frágeis e opacos.
Dessa forma, o ideal é lavar os cabelos com água morna ou fria para garantir a preservação da barreira lipídica que protege a fibra capilar.
3. Reduza o uso excessivo de ferramentas térmicas
Secador, chapinha e babyliss já fazem parte da rotina de muitas pessoas, mas no outono, o uso excessivo desses pode agravar o ressecamento dos fios.
A dica é, sempre que possível, optar por secá-los naturalmente. Quando for inevitável recorrer ao calor, o protetor térmico é indispensável para minimizar os danos.