Saiba o que esperar da libido na gestação diante de alterações no corpo e na mente, que tendem a influenciar a vida sexual
A gravidez é um período de grandes mudanças físicas, hormonais e emocionais para uma mulher. E, com tantas transformações, é comum que a gestante passe a não se reconhecer em alguns pontos.
A libido na gestação, por exemplo, é uma delas. Entenda abaixo, como a gravidez pode influenciar a sua vida sexual.
O que ocorre com a libido na gestação?

Controlada, principalmente, pelos hormônios, não é de se estranhar que a libido na gestação passe por alterações. Afinal, diariamente a grávida passa por uma enxurrada de mudanças nesse quesito.
No primeiro trimestre, por exemplo, é muito comum que os sintomas da gravidez acabem por diminuir o desejo sexual, mas ao longo da gestação isso tende a mudar. Isso porque, a partir do segundo trimestre, há, além da redução dos sintomas incômodos, uma maior irrigação sanguínea da região pélvica.
É importante destacar, contudo, que a libido também tem uma relação emocional, o que pode afetar bastante a vida sexual durante a gravidez dependendo de como a gestante se sente. Há quem se perceba mais conectada com o próprio corpo e se sinta mais desejada, o que aumenta o desejo sexual. Por outro lado, algumas mulheres acabam sofrendo com uma autoestima baixa nessa fase devido às mudanças no corpo, o que também pode causar uma perda de libido.
O cansaço e peso no fim da gestação também podem causar certo desconforto para o sexo. Por isso, mais do que se prender a uma cobrança, uma boa sugestão é buscar por outras formas de prazer e manter o diálogo com o par para que seja possível manter uma conexão.






