Muitas mulheres se surpreendem ao perceber que, durante a gravidez, os sonhos surge de formas intensas, vivídas e até como pesadelos.
No entanto, essa reação da gravidez é mais comum do que parece, e tem explicações que envolvem tanto o corpo quanto a mente.
Pesadelos na gravidez: isso é normal?

Sim, ter mais pesadelos durante a gravidez é completamente normal.
Isso porque mudanças hormonais nos níveis de progesterona e estrogênio influenciam o ciclo do sono e a forma como o cérebro processa emoções e memórias.
Além disso, o sono costuma de mulheres grávidas costuma também ser mais fragmentado por causa das idas frequentes ao banheiro, desconfortos físicos e até episódios de insônia.
Dessa forma, quanto mais despertações ao longo da noite, maior a chance de lembrar dos sonhos, que muitas vezes acabam parecendo mais nítidos.

Não existe um padrão fixo para os sonhos na gestação, mas é comum que eles sejam muito detalhados e tragam temas ligados à proteção, mudanças ou até medos, sempre de maneira simbólica.
Como lidar melhor com pesadelos na gravidez

Manter uma rotina de sono regular e praticar técnicas de relaxamento antes de dormir, como respiração profunda ou meditação guiada, são pontos que podem ajudar a lidar com pesadelos na gravidez de forma mais tranquila.
Vale lembrar que, na maioria dos casos, sonhos estranhos ou pesadelos fazem parte do turbilhão físico e emocional que acompanha a gestação. Ainda assim, se a ansiedade estiver muito intensa, é importante conversar com o médico que acompanha a gestação ou buscar apoio psicológico.
