Na gravidez, as alterações físicas e emocionais são combinadas com mudanças repentinas até mesmo no cabelo!
Gestar um bebê costuma ser uma das fases mais transformadoras da vida de uma mulher. Contudo, o que poucas mamães sabem é que a saúde dos fios também faz parte das intensas mudanças hormonais típicas do período.
Para evitar que eles ganhem uma nova textura e mais oleosidade ou ressecamento, é preciso redobrar alguns cuidados.
Como cuidar do cabelo na gravidez?

1. Tratamentos que devolvem água aos fios
De acordo com Neia Vieira, profissional do salão Pelle Capelli, a gestante deve focar em tratamentos que devolvam água e proteínas aos fios.
“Máscaras nutritivas com óleo de argan, manteiga de karité, pantenol e aminoácidos são ótimas aliadas para o cabelo na gravidez. Além disso, é essencial escolher produtos livres de componentes agressivos”, completa.
2. Cronograma capilar regrado

Outra dica valiosa da profissional é investir nos cronogramas capilares, que alternam hidratação, nutrição e reconstrução adaptados às necessidades de cada cabelo.
“O ideal é montar uma rotina com o apoio de um profissional de confiança, respeitando as restrições da gestação”, reforça Neia.
3. Cortar os fios com frequência
Além disso, Vieira destaca que cortar as pontas do cabelo a cada dois ou três meses também ajuda a evitar a quebra e manter os fios mais saudáveis e alinhados.
4. Materiais de cetim na hora de dormir
Na hora de dormir, alguns cuidados extras também podem evitar danos. Toucas ou fronhas de cetim, por exemplo, reduzem o atrito com o travesseiro e dimunuem a formação de frizz e a quebra.
“Aplicar óleo vegetal nas pontas antes de dormir também ajuda a manter a hidratação por mais tempo”, finaliza a especialista.
