Chá da mamãe funciona? Entenda os efeitos dessa mistura popular entre puérperas

Embora possa trazer um relaxamento, não há confirmação de que ele aumente a produção de leite

Quem já engravidou ou está se preparando para isso com certeza já ouviu falar sobre o famoso “chá da mamãe”. Recomendado por amigas, avós e até por algumas doulas ou profissionais de saúde, ele é uma infusão de ervas naturais e tradicionalmente oferecidas para mulheres no pós-parto.

Sua indicação, contudo, é o que faz muita gente duvidar. Afinal, será que um chá seria capaz de aumentar a produção de leite? Entenda.

Vale a pena tomar chá da mamãe no pós-parto?

(Crédito: senivpetro/freepik)

Quando pensamos na questão de usar essa mistura como um apoio emocional ou para aliviar desconfortos leves, o chá pode ser um aliado. No entanto, no que diz respeito à produção de leite, a pediatra Danielle Leite afirma não ser de fato efetivo.

“Pode até fazer você relaxar um pouco. Pode fazer um efeito que a gente chama de placebo”, explica. Ainda assim, ela não contraindica o uso de chás que sejam permitidos para lactantes, uma vez que eles podem trazer os benefícios emocionais. A erva-doce, a camomila e o funcho, por exemplo, são alguns deles.

Segundo a médica, uma rotina de ordenha pode ajudar muito mais no aumento da produção de leite. Além disso manter uma boa hidratação, alimentação equilibrada e descanso são essenciais para a fase de amamentação.

Dicas de maternidade