Alimentação da mãe dá cólica no recém-nascido?

Saiba o que e quando de fato você deve evitar consumir alguns alimentos

Se você está na fase de amamentar o seu bebê, com certeza já foi aconselhada a evitar comer alguns alimentos para não causar incômodos nele. Mas, afinal, será que a alimentação da mãe dá cólica no filho? Entenda abaixo um pouco mais sobre isso e o que de fato você deve evitar comer.

Qual a relação da alimentação da mãe e a cólica do bebê?

(Crédito: freepik/freepik)

Primeiro de tudo, é importante salientar que não existem comprovações científicas de que a alimentação da mãe cause alterações no leite e, consequentemente, cólicas no bebê.

Como explica Dayane dos Anjos, do canal Manual do Recém-Nascido, as proteínas da alimentação de fato podem passar da corrente sanguínea para o leite. No entanto, a quantidade é tão pequena que seria um tanto inviável que elas fossem capazes de causar algum incômodo. Ainda assim, é exatamente por esse motivo que mães de bebês com alergia à proteína do leite devem evitar o consumo de laticínios.

Além disso, o que causa de fato os gases em nosso organismo são carboidratos, que não entram na produção do leite. Ainda assim, é comum optar por retirar alguns alimentos para avaliar possíveis desconfortos.

Outro ponto importante é saber que, mesmo após o consumo, nosso organismo deve levar cerca de 15 dias para estar livre dos componentes daquele ingrediente. Sendo assim, é importante esperar esse período para se certificar se ele causa algum incômodo no bebê.

De qualquer maneira, a observação do bebê e o acompanhamento médico é o mais indicado nesses casos. Do contrário, não há necessidades de evitar certos alimentos e tornar esse período que já é tão difícil em algo ainda mais desafiador.

Maternidade