Muito comum nos primeiros meses de vida, o incômodo é causado por uma falta de conhecimento do bebê em relaxar a pelve e fazer força para evacuar
Você tem notado que seu bebê faz força, chora, fica vermelho e se contorce para evacuar? Embora esses sintomas se pareçam muito com prisão de ventre, pode ser sinal de disquesia no bebê.
Entenda abaixo melhor sobre essa condição comum nos primeiros meses de vida.
O que é disquesia no bebê?
“A disquesia do bebê é um desconforto intenso do bebê ao evacuar, causado por uma incoordenação entre a musculatura envolvida na evacuação e o relaxamento do assoalho pélvico. Essa coordenação é um reflexo aprendido e o bebê pode demorar um pouco para desenvolvê-lo”, explica a pediatra, gastropediatra e hepatóloga infantil dra. Mariana Nogueira. Ou seja, o bebê sente vontade de fazer cocô, mas ainda não sabe relaxar o assoalho pélvico enquanto pressiona o abdômen. Por isso, ele faz força, chora, se contorce e, só depois de algum esforço, consegue evacuar.
Ao contrário da prisão de ventre, na disquesia as fezes não são ressecadas nem duras. Elas costumam ser pastosas ou líquidas, e o problema está justamente no movimento do corpo para eliminá-las. No entanto, ao contrário do que se imagina, o bebê sofre mais com frustração do que dor. “O choro, inclusive, pode estar ocorrendo voluntariamente, para aumentar a pressão abdominal e facilitar a evacuação. Assim, o sofrimento do bebê com disquesia costuma ser menor do que acreditamos”.

Entre os sintomas, então, estão:
- Choro excessivo
- Gritos
- Movimentos corporais que evidenciam dor: estica o corpo, se contorce
- Rosto vermelho ou roxo durante as evacuações
- Chutes ou movimentos com as pernas
Quando costuma aparecer?
A disquesia geralmente aparece antes dos nove meses de vida, justamente quando o sistema nervoso do bebê ainda está amadurecendo. Esse incômodo costuma durar até 30 minutos, até que ocorra a evacuação. É possível ainda que o bebê não consiga evacuar naquele momento.
Diferente das cólicas, o incômodo está completamente relacionado à evacuação.

Como aliviar a disquesia?
Embora não haja um tratamento específico, algumas medidas podem ajudar a tornar esse momento mais tranquilo:
- Faça massagens suaves na barriga
- Realize o movimento de “pedalar” com as perninhas do bebê
- Ofereça colo e conforto, já que o choro costuma vir do esforço, e não da dor
- Evite o uso de supositórios ou laxantes sem orientação médica
No entanto, se o bebê apresentar sangue nas fezes, choro inconsolável, distensão abdominal ou se as fezes estiverem muito ressecadas, é importante consultar o pediatra.