Feijão dá gases em recém-nascidos? Entenda a relação da alimentação da mãe com o leite

Apesar das crenças, não há comprovação científica de que muitos alimentos possam causar incômodo no bebê

A amamentação é uma fase com muito significado na maternidade, no entanto, ela é também cheia de dúvidas e dificuldades. Afinal, o que não faltam são dicas, crenças populares e afirmações sem comprovação científica sobre amamentar.

Grande parte delas, aliás, está no fato de que a alimentação da mãe pode afetar a qualidade do leite e causar desconfortos no recém-nascido. Uma dessas crenças, por exemplo, está em crer que o feijão dá gases no bebê. Entenda abaixo, então, se isso é de fato verdade.

Feijão dá gases no bebê?

(Crédito: freepik/freepik)

O primeiro ponto importante a salientar é que, com exceção de casos de alergia à proteína do leite por parte do bebê, não há comprovação científica que afirme que a alimentação da lactante possa causar algum incômodo no filho. Isso porque, a dificuldade de digestão de um alimento, normalmente, é causada por um carboidrato.

No caso do feijão, por exemplo, seria o oligossacarídeo, um carboidrato que não é completamente digerido por nosso corpo. No entanto, diferente de uma proteína, esse composto não passa da corrente sanguínea para o leite. Sendo assim, mesmo que a mãe tenha gases por causa de um prato de feijão, é muito improvável que essa seja a causa do desconforto do seu bebê.

Se os gases forem constantes, contudo, é válido cortar o alimento para se certificar se o bebê irá melhorar, por exemplo. Faça esse acompanhamento com um médico de confiança e evite tornar sua alimentação nesse momento tão delicado em algo que vai te trazer ainda mais desgaste.

Amamentação