efeitos do Mounjaro

Influencer mostra rosto “derretido” após 2 meses usando Mounjaro sem acompanhamento

Entenda o efeito do Mounjaro no rosto e saiba por que o acompanhamento médico evita que ele ocorra

Em meio à febre do uso de “canetinhas emagrecedoras”, como Mounjaro e Ozempic, o influenciador Lucas Estevam fez um relato assustador. Após dois meses usando a Tirzepatida (Mounjaro) sem acompanhamento médico, o youtuber relatou alta perda de gordura no rosto, algo que transformou a aparência dele e o levou a realizar procedimentos estéticos para recuperá-la.

“Rosto derretido”: influencer mostra efeito do uso inadequado de Mounjaro

efeitos do Mounjaro
(Crédito: Reprodução/Instagram @estevampelomundo)

Usando o Instagram, o influenciador Lucas Estevam fez um relato chocante sobre o que o uso de Mounjaro por 60 dias causou no rosto dele. Admitindo ter utilizado o medicamento por conta própria, ele afirmou ter perdido grandes quantidades de gordura no rosto – algo que deixou o youtuber com as feições “derretidas”, segundo ele.

“Me envelheceu de forma descontrolada em apenas 60 dias. O preço que paguei foi alto demais. Isso aconteceu porque eu decidi fazer uso por conta, sem acompanhamento médico adequado. Eu não recomendo que ninguém faça, porque isso destruiu minha face. Não sabia quando devia ter parado, e isso fez com que os coxins de gordura do meu rosto ‘derretessem’ e minha sustentação fosse embora”, declarou, desencorajando o uso do remédio sem acompanhamento.

“Não me orgulho de ter feito o uso dele por dois meses ano passado sem acompanhamento médico. Só aprendemos com os erros”, comentou o influencer, mostrando o antes e depois e revelando que fez um protocolo estético específico para recuperar as feições normais, com fios de sustentação de alta duração e tratamentos que volumizam a pele.

Por que Mounjaro pode ter efeito no rosto?

(Crédito: Freepik)

A Tirzepatida (Mounjaro) e outras substâncias contidas nas “canetinhas emagrecedoras” têm fins específicos. Elas servem para o tratamento de obesidade e de diabetes tipo 2, e agem prolongando a saciedade, fazendo com que o paciente coma menos e perca peso. Além disso, no caso do Mounjaro, há também leve ação direta no tecido adiposo devido à composição diferente dos demais medicamentos.

Tudo isso faz com que o paciente perca gordura em pouco tempo, mas, aqui, há diversos fatores a se considerar. O medicamento tem indicações de uso claras e causa emagrecimento rápido. Sendo assim, se não há indicação de uso e o tratamento é feito por conta, uma série de efeitos adversos pode aparecer

Quando uma pessoa emagrece rapidamente com uso de remédios e sem atenção com a alimentação, ela pode perder massa magra de forma excessiva. Pessoas que não têm indicação de tratamento com as “canetinhas”, mas as utilizam mesmo assim, podem perder gordura onde não desejam perder – e, com essa combinação de fatores, o rosto perde sustentação.

Além disso, o uso de dose inadequada por períodos inadequados é outro fator que pode causar a flacidez facial excessiva e o envelhecimento relatados pelo influenciador.

Como evitar efeito do Mounjaro no rosto

Todas as pessoas que buscam o tratamento com “canetas emagrecedoras” devem ter acompanhamento médico e, se possível, nutricional. Dessa forma, é possível entender se o paciente é elegível para tratamento, evitar deficiências vitamínicas, manter a dieta equilibrada, monitorar a perda de massa magra e prevenir, assim, o “rosto derretido”.

Esse acompanhamento também é o que assegura um emagrecimento saudável e busca para o paciente uma mudança de estilo de vida visando que ele não recupere o peso após o tratamento, não tenha sarcopenia e não tenha mudanças indesejáveis na aparência.

Sendo assim, a melhor forma de evitar esses efeitos do Mounjaro é buscando um médico endocrinologista e um nutricionista para acompanhar o tratamento. Mounjaro, Ozempic e outras “canetas emagrecedoras” só podem ser compradas com receituário médico, e o uso de opções manipuladas ou importadas sem licença é contraindicado por autoridades em saúde.

Saúde e estilo de vida