Sintomas de saúde que NUNCA devem ser ignorados

Saber entender os sinais do corpo pode garantir uma melhor recuperação

Nosso corpo fala, mesmo que não literalmente. Algumas vezes, por exemplo, ele dá sinais discretos para avisar que não está bem. No entanto, não é todo mundo que entende que alguns sintomas merecem atenção maior e não se deve “esperar passar”. Veja quais são eles e aprenda a ouvir o seu corpo.

Quais os sintomas de saúde que merecem a atenção?

(Crédito: freepik/freepik)

Fadiga crônica

Por mais puxada que seja sua rotina, não há como normalizar a sensação de cansaço. Afinal, esse sintoma pode esconder problemas hormonais, deficiência de vitaminas, alteração na glicemia e até ser um reflexo de doenças ansiedade, depressão e problemas caridácos. Por isso, é necessário investigar várias frentes antes de um diagnóstico, como sugere um artigo publicado pelo Hospital São Vicente de São Paulo.

Sangramento frequente ou em grande quantidade

Sangue nas fezes, urina, gengiva, ao tossir, vomitar ou até fora do período menstrual não devem ser tratados como algo rotineiro. Além disso, para as mulheres, o aumento de fluxo menstrual também requer atenção.

Perda de peso repentina

A perda de peso sem uma razão pode indicar alterações hormonais, problemas digestivos, infecções crônicas ou outras doenças que exigem acompanhamento.

Febre frequente

A febre sempre indica que seu corpo ativou um mecanismo de defesa. Ela pode, por exemplo, ser decorrência de infecção. No entanto, você deve ficar atenta se ela for muito alta, durar vários dias ou vier acompanhada de outros sintomas, como rigidez na nuca, dificuldade para respirar, manchas na pele ou prostração mais forte.

Dor

Sentir dor não é incomum. Se ela vem do nada e não é nada comum com o que você já viveu antes, é importante ter atenção. Quando no peito, principalmente se vier acompanhada de falta de ar, suor frio, náusea ou dor irradiando para braço, costas ou mandíbula, pode estar ligada a problemas cardíacos e deve ser analisada por um especialista. Na cabeça, a rigidez no pescoço, confusão mental, fraqueza em um lado do corpo ou dificuldade para falar são pontos de alerta.

Falta de ar incomum

Se ela surge mesmo em repouso ou atividades simples, piora rapidamente ou vem junto com dor no peito, tontura ou lábios arroxeados, é preciso procurar ajuda.

Fraqueza, formigamento ou dificuldade na fala

Esses sinais podem indicar um AVC e a rapidez no diagnóstico é decisiva para reduzir sequelas. Fraqueza ou dormência, especialmente quando afetam apenas um lado do corpo, além de fala enrolada ou dificuldade para se comunicar, são sintomas clássicos do problema.

Em alguns casos, o formigamento pode até estar ligado a situações menos graves, como compressão de nervos ao permanecer muito tempo na mesma posição. No entanto, se surge sem explicação aparente ou acompanhado de outros sinais (tontura, perda de visão, confusão mental ou dor de cabeça intensa), é fundamental procurar atendimento médico imediato.

Saúde e bem-estar