Nos últimos anos, a busca por um físico bem definido levou as pessoas a buscarem novos recursos, como os suplementos alimentares, e um dos mais populares no mundo fitness é o Whey Protein.
Um teste realizado pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), encontrou irregularidades em marcas que comercializam o produto.
Teste mostra irregularidades em marcas de Whey Protein
O Whey Protein é um alimento hiperproteico usado na construção muscular, que compensa a ingestão de várias proteínas. Existe uma imensidade de marcas disponíveis no mercado, mas fique atento, pois nem todas cumprem o que prometem.
A Proteste realizou um teste com 30 marcar e 10 delas não era compatíveis com as quantidades de proteínas e carboidratos informadas nos rótulos.

O órgão utilizou a resolução da Anvisa que determina que para alimentos em geral, as informações nutricionais podem apresentar variação de até 20% por porção (para mais ou para menos).
Dentre as marcas que não passara no teste, o resultado mais chamativo foi o da BRN FOODS, que apresentou 114% a mais da quantidade de carboidrato do que informado no rótulo do produto. Já a Black Skull, foi reprovada por conter menos carboidratos.
Além disso, também foi verificado que três marcas possuem na embalagem imagens referentes a ganho ou definição muscular, o que, segundo a Anvisa, é irregular.

Dentre as marcas que foram reprovadas no teste por diferença na quantidade de proteína e carboidrato e irregularidades no rótulo estão: BRN FOODS, BSN, Black Skull, Musclepharm, Iridium, Myprotein, Gaspari Nutrition, Growth, Hyperpure, New Millen, Optimum Nutrition e
Solaris.
O VIX entrou em contato com as marcas que falharam no teste e atualizará a matéria quando as respostas forem enviadas.
Segundo a marca Growth Supplements, o Whey Protein deve fornecer proteína e cumpriu o seu papel e a divergência apresentada no teste refere-se aos carboidratos. “A quantidade informada no rótulo da embalagem era de 5gr e o resultado apresentou 2,2 gr sendo este um resultado excelente para os consumidores. Quanto maior a concentração de proteína e menor a concentração de carboidrato no Whey Protein, melhor é o produto”.
Em nota, a assessoria da New Millen informou que a rotulação em analisada pela Proteste refere-se a um antigo lote do produto e o mesmo já foi descontinuado.”A nova rotulagem do Whey Protein 100% WPC obteve ajustes na informação de carboidratos e já está sendo utilizada em linha desde janeiro de 2018″
Em respeito à contínua preocupação com a mais alta qualidade de ingredientes e manufatura de primeira linha, assim como com a transparência ao consumidor, a Myprotein revê periodicamente rótulos e fórmulas para a melhoria incessante dos nossos produtos.
A Myprotein informou em nota ao VIX que o lote testado foi fabricado em 2017 e já foi descontinuado. “O rótulo atual do produto em questão oferecido ao mercado brasileiro contém informações atualizadas de acordo com os valores nutricionais da formulação comercializada. A Myprotein continua receptiva à testes de produtos da nossa linha atual em demonstração e reafirmação ao nosso respeito e comprometimento com os nossos consumidores.”
O que você precisa saber sobre Whey Protein
- 10 coisas sobre whey protein que nunca ninguém te contou Veja!
- Whey protein feminino é melhor para mulher do que o tradicional?
- 8 efeitos e até riscos que você pode ter ao tomar whey protein