Agora, a ferramenta de devolução do PIX após fraudes poderá rastrear contas para além da que originalmente recebeu os valores
Com a popularização de criminosos que utilizam o PIX como forma de aplicar golpes, o Banco Central (BC) criou uma nova ferramenta para melhorar as possibilidades de devolução do dinheiro após uma fraude. Antes, o dinheiro só era rastreado e devolvido caso ainda estivesse na conta que aplicou o golpe – mas, agora, esse rastreamento se amplia.
BC amplia mecanismo de devolução do PIX após fraude

O Banco Central (BC) aprimorou recentemente o MED, mecanismo de devolução de dinheiro que usuários podem acionar após sofrer fraudes por meio da ferramenta. Antes, a devolução do dinheiro só acontecia caso ele fosse descoberto na conta que aplicou o golpe. Agora, será possível rastrear as movimentações feitas com esse dinheiro depois da fraude.
As novas regras entraram em vigor no último domingo (23) e terão adoção opcional para instituições financeiras até 2 de fevereiro de 2026. A parftir desta data, elas serão obrigatórias, e bancos terão não apenas de rastrear com maior precisão o caminho do dinheiro desviado, mas permitir que se recupere os valores e que as contas de golpistas sejam punidas.
Como usar o mecanismo de devolução do PIX
Tudo começa com a solicitação de devolução do PIX por parte do usuário. Isso deve ser feito junto à instituição bancária por onde a transação foi efetuada, seja pelo aplicativo ou por outros canais oficiais. Essa contestação deve ser feita o mais rápido possível, e em até 80 dias desde a data da realização da transferência.

A partir disso, a instituição avalia o caso e, se entender que se trata de um golpe, avisa o banco da pessoa que recebeu o valor em até 30 minutos. O recebedor tem, então, os recursos bloqueados – e, se a fraude for constatada, a vítima do golpe terá os valores devolvidos.
Caso só seja encontrada parte do valor, o banco do fraudador terá de rastrear o dinheiro para encontrá-lo em outras contas, além de realizar diversos bloqueios até que se alcance o valor total da devolução. O processo de análise por parte dos bancos acontece em até sete dias desde a solicitação do usuário.






