Atrair a atenção é a principal motivação de uma criança até três anos
A fase das birras pode ser um verdadeiro teste de paciência. Afinal, a criança chora, esperneia e pode se tornar um tanto difícil para que você crie uma comunicação.
Além disso, muitos pais têm medo de que a birra não passe de uma maneira de manipulação. No entanto, segundo a neurocientista Telma Abrahão essas posturas são diferentes a depender da idade da criança. Entenda abaixo.
Birra é o mesmo que manipulação? Entenda

“Para manipular, eu tenho que ser intencional. Eu tenho que armar um plano, eu tenho que armar uma sequência lógica de raciocínio”, explicou a especialista no podcast Mil e Uma TrETAS. No entanto, uma criança de dois, três anos teria dificuldade de imaginar um cenário tão complexo e capaz de levar os pais a fazerem o que ela quer.
Ainda assim, todos nós temos um instinto de sobrevivência muito forte e a criança percebe o que chama a atenção dos pais tanto de forma positiva quanto negativa. Logo, ela pode usar dessa percepção para ter um contato com os pais.
Isso pode acontecer, muitas vezes, porque ela não recebe a atenção positiva porque os pais sempre estão muito ocupados. Logo, a atenção negativa é a única maneira de ter um período de contato, se tornando melhor do que nada.