#Snow #algae sampling at Presena #glacier
📷: @22n23 pic.twitter.com/DtmkaAgElR— Biagio Di Mauro (@DiMauro_b) July 6, 2020
Uma “ neve rosa” tem chamado atenção nos Alpes italianos. De acordo com o pesquisador italiano Biagio Di Mauro, o fenômeno já é conhecido, porém há pouco estudo sobre essa manifestação da natureza que também acelera o derretimento da neve e do gelo .
Em seu Twiiter, o especialista do Instituto de Ciências Polares do Conselho Nacional de Pesquisas da Itália explicou que o efeito de cor rosa na neve foi provavelmente provocado por uma alga de neve nomeada Chlamydomonas nivalis.
O que significa a neve rosa
Ecco qualche spiegazione sul fenomeno delle #alghe #rosse sul #ghiacciaio del Presena e sulla #ricerca che stiamo portando avanti su questo argomento. 🦠🗻🛰️❄️
@CNRDTA #CNR #ISP📷: @22n23 https://t.co/eqsJtzFEVr pic.twitter.com/QIAwQ30q8W
— Biagio Di Mauro (@DiMauro_b) July 7, 2020
O mesmo efeito é provocado por outra alga, neste caso, uma de geleira, a Ancylonema nordenskioeldi.
O fenômeno da neve com coloração rosada ou levemente vermelha é comum nos Alpes. As algas colorem a neve durante a primavera e o verão, como explica nota publicada no site do Instituto de Ciências Polares e assinada por Di Mauro.
Além do efeito na cor da neve, o fenômeno também tem ação direta de acelerar o derretimento da neve e do gelo. Isso acontece porque ocorre a diminuição da refletividade da própria neve e aumento da absorção de radiação. Para ver mais imagens, arraste para o lado:
https://www.instagram.com/p/CCVzqvNqa-I/
“A baixa queda de neve durante o inverno e as altas temperaturas na primavera/verão criam o ambiente perfeito para o desenvolvimento dessas algas”, diz ainda a nota.
Sendo assim, no futuro, o fenômeno pode se tornar mais intenso por conta das mudanças climáticas, por isso a importância de mais estudos sobre essa manifestação, algo que já está ocorrendo no Ártico e na Antártica.