Observar o avanço do trabalho de parto pode te ajudar a se encaminhar para hospital na hora certa
A maternidade é cercada de dúvidas e muitas delas começam ainda na gestação. No entanto, é em um dos momentos mais importantes, o trabalho de parto, que uma delas surge. Afinal, é possível saber que está dilatando?
Entenda abaixo se existe algum indício para sentir que a hora do expulsivo chegou.
É possível uma grávida saber que está dilatando?

Se você está contando os dias para o início do trabalho de parto, com certeza, já pensando se terá a dilatação necessária para um parto normal e quanto tempo isso levará. O primeiro sinal, contudo, é, sem dúvidas as contrações.
A partir do momento em que as contrações ficam ritmadas, o colo do útero passa a afinar e se abrir. Dessa maneira, os centímetros aumentam junto com as contrações que ficam mais fortes.
Caso perceba que as contrações estão mais fortes e que acontecem com um espaçamento de cerca de 5 minutos há pelo menos 20 minutos, uma sugestão é se encaminhar ao hospital. Antes disso, não há essa necessidade, mas com a regulação do ritmo do trabalho de parto, é provável que a dilatação evolua e que a mulher inicie a fase expulsiva.
No entanto, assim como praticamente tudo na gestação, cada trabalho de parto tem um ritmo. Por isso, mais do que há quantas horas ele se iniciou, é preciso levar em consideração o tempo entre as contrações.