Já ouviu falar no efeito Dunning-Kruger? Talvez não, mas você provavelmente já se deparou com uma pessoa que parece bastante segura, supostamente domina determinado assunto ou situação, mas, na prática, se mostra incompetente em suas realizações.
A princípio, você pensar que ela possui uma autoestima muito elevada, mas, na verdade, um indivíduo que se acha muito além do que é apresenta esse comportamento denominado Dunning-Kruger.
Por que algumas pessoas se acham mais do que são?

O efeito Dunning-Kruger consiste no fenômeno pelo qual uma pessoa que possui pouco ou nenhum conhecimento sobre um assunto acredita saber mais do que os outros e até ser mais preparada, geralmente tomando decisões equivocadas, “traída” pelo excesso de confiança.
O indivíduo superestima suas próprias capacidades e tem dificuldade em reconhecer erros, exibindo assim uma superioridade ilusória. O fenômeno foi batizado após uma série de experiências realizadas pelos psicólogos Justin Kruger e David Dunning, no fim dos anos 1990.
De acordo com os pesquisadores, uma pessoa incompetente que apresenta o efeito tem dificuldade em reconhecer e admitir sua própria falta de habilidade e ainda falha em compreender as habilidades genuínas de outros indivíduos.
Pessoas negativas
- Inveja ou preocupação? Saiba entender a real intenção por trás da crítica
- Você afasta as pessoas? Veja 12 hábitos que causam isso
- Deu ruim: 6 sinais de que você está em uma amizade tóxica