Antes mesmo de a menstruação atrasar, o corpo já dá indícios de que está se organizando para uma gravidez
Ainda que a menstruação atrasada seja um dos sinais mais conhecidos da gravidez, outros processos precedem essa manifestação do corpo e carregam a mesma mensagem.
Já nos primeiros dias de gravidez – entre quatro e quinze dias – acontece o deslocamento do embrião das trompas até o útero. Nesse mesmo período ocorre a nidação, quando o embrião se fixa na parede uterina.
Essas primeiras movimentações no corpo já podem ser sentidas por muitas mulheres sob forma de alguns sintomas. Abaixo, confira 3 deles.
Sintomas precoces da gravidez

Sangramento de nidação
Segundo o Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, até a quarta semana é natural que ocorra algum sangramento como resultado da nidação.
“Durante a implantação do embrião, pode ocorrer o rompimento de vasos sanguíneos que causam um leve sangramento”, explica o profissional.
Cólica
Como resposta à penetração profunda do embrião no endométrio, é comum que a mulher sinta leves cólicas durante o processo inicial. Neste caso, a cólica pode ser um dos sintomas de gravidez.
Tonturas
A dilatação dos vasos sanguíneos durante o período de nidação resulta na queda da pressão arterial, causando sintomas como tonturas e, em alguns casos, quadros de vertigens – principalmente matinais.