Veja como identificar se o seu filho está bem nutrido durante a fase da amamentação
Embora a amamentação seja um momento muito importante para criar o vínculo entre a mãe e o bebê, ela também pode gerar muitas dúvidas, especialmente para mães de primeira viagem. Entre as preocupações mais comuns, por exemplo, é saber se o bebê está mamando o suficiente.
Como não consegue falar que está satisfeito, o bebê dá alguns sinais para indicar que está satisfeito e saber identificá-los pode te dar mais tranquilidade nessa fase. Veja quais são eles abaixo:
Como saber se meu bebê está mamando o suficiente?

1. O bebê parece satisfeito após as mamadas
Seu bebê solta o peito sozinho e fica tranquilo depois de mamar? Então, ele provavelmente se alimentou bem. No entanto, se ele continua agitado ou procurando o peito, pode ser um sinal de que ainda está com fome.
2. Produção de fraldas molhadas e sujas
Avaliar o conteúdo e a quantidade das fraldas é de extrema importância para se certificar se o seu filho está se alimentando corretamente. A frequência do xixi de um recém-nascido, em média, é de seis a oito vezes por dia, podendo ser mais.
Já o cocô tem uma maior variação na frequência de um bebê para o outro, mas a textura deve ser pastosa e amarelada.

3. Boa pega e sucção eficaz
A pega é importante não só para não machucar o seio da mãe, mas para que haja uma sucção de uma boa quantidade de leite. Dor intensa nos seios ou estalos ao sugar podem significar uma pega incorreta.
Nesses casos, procure a ajuda de uma consultora de amamentação, que irá te auxiliar a encontrar a posição correta para você e o bebê.
4. Ganho de peso adequado
É normal o bebê perder um pouco de peso nos primeiros dias. No entanto, após esse período, ele deve ganhar peso de forma contínua. Ter um acompanhamento com pediatra para se certificar desse desenvolvimento é um ponto fundamental para avaliar se a amamentação está sendo suficiente.
5. O bebê está alerta e ativo
Um bebê bem alimentado costuma estar bem disposto e reage aos estímulos a sua volta. Embora o sono seja comum, a presença de um cansaço constante, falta de energia ou até dificuldade de mamar são sinais de alerta para procurar a ajuda de um médico.