Magnésio baixo na gravidez: causa, sintomas e como tratar

Entenda a importância desse mineral durante os meses de gestação

Mineral essencial para o nosso organismo, o magnésio desempenha um papel fundamental em várias funções, como a produção de energia, a contração muscular e a manutenção da saúde óssea, por exemplo. Para gestantes, esse nutriente é ainda mais importante. Afinal, ele contribui para o desenvolvimento do bebê e para o bem-estar da mãe.

É exatamente por isso que o magnésio baixo na gravidez pode ser algo bastante preocupante e deve ser tratado assim que descoberto. Entenda abaixo os sinais que merecem atenção.

O que causa o magnésio baixo na gravidez?

Embora seja encontrado em diversos alimentos, como verduras, legumes, grãos integrais e frutos secos, a necessidade do magnésio durante a gestação aumenta. Logo, caso você não consuma uma alimentação balanceada, é muito provável que o mineral sofra uma queda durante a gravidez. Além disso, os vômitos frequentes, tão comuns no início da gravidez, também podem causar uma dificuldade de absorção do nutriente.

Alterações hormonais também tendem a afetar a absorção e o metabolismo do magnésio, bem como doenças como diabetes gestacional e hipertensão.

(Crédito: freestocks/Unsplash)

Quais são as consequências do magnésio baixo na gravidez?

O magnésio baixo na gravidez pode afetar tanto a gestante quanto o bebê. Sendo assim, as grávidas podem apresentar espasmos, tremores e cãibras, uma vez que esse mineral está relacionado à contração muscular.

Embora a gestação já deixe a mulher mais cansada, a falta desse nutriente pode aumentar esse sintoma. No entanto, muitas mulheres apresentam também dificuldade de dormir e insônia. Além disso, há quem apresente formigamento ou dormência nas extremidades do corpo.

Um dos pontos mais preocupantes, contudo, está na possibilidade do aumento de pressão arterial, que eleva o risco de pré-eclâmpsia. Essa complicação, por si só, pode causar um parto prematuro, que é um dos riscos do baixo magnésio na gestação para o bebê, que também pode sofrer com um desenvolvimento inadequado e até apresentar baixo peso ao nascer.

(Crédito: freepik/freepik)

Como tratar o magnésio baixo na gravidez?

O tratamento para a deficiência de magnésio na gravidez geralmente envolve mudanças na alimentação e, em alguns casos, a suplementação. Além disso, pode-se sugerir evitar o consumo de cafeína, uma vez que ela pode interferir na absorção do mineral.

Manter-se hidratada também será fundamental para manter o equilíbrio do nutriente adequado.

Gestação