Brincadeira é coisa séria. Enquanto se diverte, a criança exercita o corpo, a imaginação, interage com o espaço que a cerca e desenvolve habilidades motoras e cognitivas. Até mesmo as interações mais simples ajudam na socialização e na relação com sentimentos importantes como alegria, frustração, vitória, perda e felicidade durante a primeira infância.
Mas brincadeira também é bagunça: a partir do momento em que a criança se entrega ao espontâneo e se conecta com os elementos ao seu redor sem regra ou objetivo definido, a imaginação corre solta e abre portas para um mundo cheio de possibilidades e alegria.
Brincar de forma desestruturada é brincar do jeito que seu filho quiser, sem podar sua imaginação e criatividade. Para a criança, vale inventar atividades sem ter em mãos um brinquedo já pronto e explorar o ambiente ao ar livre sem comandos direcionados. A seguir, listamos oito brincadeiras divertidas que estimulam os pequenos a descobrir o mundo da melhor forma — fazendo muita bagunça:
Brincadeiras desestruturadas
1. Pintura a dedo
A pintura estimula as crianças a conhecerem o novo. Desde texturas diferentes de papel, até a mistura de tintas que dá origem a uma cor desconhecida. Deixe seu filho livre para pintar o que quiser e depois entre na brincadeira: vale mergulhar as mãos em tinta e depois deixar suas marcas estampadas em uma parede livre destinada à pintura ou reaproveitar papéis usados como embrulhos de presente, caixas de sapato e sacolas de papel como telas para os pequenos artistas.
2. Se aventurar na cozinha
As crianças adoram poder ter participação na cozinha. Uma boa ideia é escolher uma receita gostosa e simples de preparar, como um bolo de chocolate fofinho, biscoitos de polvilho em formato de desenhos ou letras, uma salada de frutas bem colorida e até pizza. Ignore a bagunça, deixe seu filho fazer descobertas e aproveite a diversão do momento para cozinhar ao lado dele. E, claro, tome cuidado para que ele não chegue perto do fogão, de facas e de outros perigos que este ambiente oferece.

3. Achar frutas dentro de uma gelatina
Uma brincadeira sensorial pra lá de divertida. Faça uma enorme travessa de gelatina e jogue pedacinhos de frutas e legumes feitos com cortadores de biscoito. Estrela de pera, flor de cenoura, coração de beterraba, sol de maçã e muitas outras formas deixam a brincadeira mais atraente aos pequenos. A ideia é que eles usem as mãozinhas para explorar a gelatina e os diferentes formatos, sabores e texturas dos alimentos.
4. Criar um grande desenho
Por que restringir a arte de uma criança a apenas uma folha de papel ou um caderninho? Use uma cartolina ou junte quatro papéis ofício com fita pela parte de trás para criar um grande espaço para um superdesenho coletivo da garotada. O mais bacana é deixar materiais diferentes como lápis, canetinha, giz de cera, colagens e tinta à disposição dos pequenos.
5. Fazer bolhas de sabão gigantes
Outra brincadeira multissensorial: as bolhas têm cores, cheiros e texturas que estimulam a imaginação da criançada. Basta usar água, detergente, glucose de milho e corantes alimentícios no preparo das bolhas. Misture três partes de água e uma de glucose de milho, depois adicione duas partes de detergente e deixe descansar por algumas horas.
Para dar cor e aromas às bolhas, pingue algumas gotas corante alimentício e essências. Com palitos de churrasco e um pedaço de barbante, é possível montar a estrutura: amarre o barbante ligando as pontas de duas varetas e outro pedaço em formato de U no barbante já amarrado. Pronto!

6. Fazer a própria massinha de modelar para brincar
Além de estimular a imaginação da criançada para criar diferentes formas, modelar exercita a musculatura das mãos e a coordenação motora fina. Quer uma receita muito fácil de massinha de modelar que não apresenta nenhum risco? Numa tigela, junte 1 xícara de sal refinado com a mesma medida de farinha de trigo. Acrescente água aos poucos e amasse até que a mistura fique homogênea, sem grudar nas mãos. Dura até três dias, se armazenada na geladeira em saquinho plástico. A garotada pode ainda escolher as cores da massinha – basta tingi-la com suco artificial em pó.
7. Plantar em um vaso ou horta
Ao cuidar de uma plantinha, a criança desenvolve respeito à natureza, responsabilidade e coordenação motora. Sem falar na sensação gostosa que é sujar as mãozinhas de terra. Se você não tiver um quintal em casa, escolha espécies que cresçam rápido em ambiente fechado, como cebola, feijão ou flores, para que os pequenos notem o que mudou a cada dia.
8. Fazer carimbos naturais
Usando cortadores de biscoito, dá para transformar legumes e frutas durinhas como batatas, cenoura, maçã e pera em carimbos naturais. Com tintas de diferentes cores, as crianças podem abusar da criatividade e criar lindos desenhos. A graça dos carimbos é explorar as formas e texturas dos alimentos!
As novas Toalhas Umedecidas Huggies One & Done dão uma forcinha na limpeza. Elas são ideais para corpo, mãos e rosto e ajudam a lidar mais rápido com a bagunça, deixando mais tempo para os abraços.