Especialista alerta para os 7 principais sinais de que sua relação irá terminar em breve

Existem alguns sinais que indicam que um relacionamento tem risco de ir por água abaixo. Esses alertas vermelhos podem parecer inofensivos e até passarem despercebidos, mas colocam a saúde emocional do casal em cheque.

Sinais de que seu relacionamento pode acabar

A especialista em sexualidade feminina Cátia Damasceno falou, em seu canal do YouTube, sobre os indícios de que uma relação terá problemas:

Não há diálogo

Se você consegue manter um diálogo interessante e produtivo com amigos e colegas, mas não com o parceiro, tome cuidado: um casal que não tem assuntos e interesses em comum dificilmente irá para frente.

Mesmo que o sexo seja bom, tal situação pode significar a ausência de química verbal, o que impede a criação de laços mais estáveis entre os parceiros.

Você tem que provar o seu valor

Se o companheiro te desmerece o tempo todo ou dá a entender que a união não importa, é hora de refletir: um relacionamento saudável não requer esforço de nenhuma das partes para provar seu valor.

“Vocês dois têm de ser, um para o outro, a coisa mais importante. Primeiro você, depois o outro. Mas se você precisa ficar se valorizando o tempo todo, desconfie”, aconselha Damasceno.

Seus amigos não gostam dele(a)

É normal um amigo ou familiar não gostar de quem você namora, mas quando praticamente todas as pessoas do grupo social não vão com a cara de seu parceiro, é necessário ter atenção e tentar separar a razão da emoção.

“Quando a gente está apaixonada, ficamos cegas, surdas, burras, tapadas… e não conseguimos notar as coisas que outras pessoas estão percebendo. […] Se forem várias pessoas falando, dê um voto de confiança a elas e procure saber se há um fundo de verdade”, aconselha Damasceno.

Vocês são totalmente diferentes

Dificilmente um casal com nada em comum irá progredir. “Geralmente, nesses casos rola uma química sexual muito boa e até pode ter surgir algo em comum no começo, mas com o passar do tempo percebe-se que os dois são completamente opostos e os problemas começam a surgir”, alerta Cátia.

Apesar de o psiquiatra Jung dizer que os opostos se atraem, eles têm de ter algumas características em comum, caso contrário, a desarmonia pesará na relação.

Um tenta mudar o outro

Muitos parceiros sem características em comum tentam mudar um ao outro para manter o relacionamento, o que é praticamente impossível. “Ninguém muda ninguém. As pessoas só mudam quando querem”, destaca a especialista.

Objetivos diferentes

A profissional afirma que esse aspecto é extremamente importante porque se sobressai perante os outros. “Um casal com personalidades diferentes e objetivos em comum pode dar certo, mas se tiver personalidades parecidas e objetivos totalmente diferentes, será bem mais difícil prosperar”, explica.

Por exemplo, um dos parceiros quer morar no Brasil e outro nos Estados Unidos: enquanto um deles não ceder, não haverá como prosseguirem juntos. “O ideal é encontrar alguém que compartilhe os mesmos objetivos que você, se não, haverá um cabo de guerra”, ressalta.

Não há confiança

É praticamente impossível manter uma união saudável sem confiança, já que isso poderá restringir a liberdade de cada um e gerar brigas constantes e desnecessárias.

Se você perceber que o par tem um passado não passa tranquilidade ou atitudes suspeitas, parta para outra.

O que fazer?

iStock

Essas situações representam possíveis dificuldades no relacionamento, mas não significam que não há chance de ele dar certo.

“Se você notou todos esses sinais na relação e ainda assim acha que vale a pena, luta por ele, invista em seu autoconhecimento, converse e avalie o que está disposta a fazer”, recomenda.

Dicas para uma amor equilibrado