A virada do ano pode significar muitas mudanças para o Instagram. Porém, essas novidades não são tão “novas” assim na plataforma!
Segundo a rede social, o Instagram poderá voltar a adotar recursos antigos em sua nova versão.
Liberada em fase de testes, a novidade deverá chegar a todos os usuários ao longo do primeiro semestre de 2022.
Novidades para o Instagram em 2022

As novidades para o Instagram em 2022 foram confirmadas pelo executivo da rede, Adam Mosseri, https://www.instagram.com/p/CYWvRc9gZ9L/”>em seu perfil na rede social.
O Instagram voltará a oferecer um feed cronológico, em que suas fotos e vídeos são ordenadas de acordo com as postagens mais recentes.
O feed cronológico era usado nos primeiros anos do Instagram. Ele foi substituído em 2016, quando a rede social resolveu priorizar as postagens de perfis que o usuário interage com mais frequência.
Segundo Mosseri, os usuários poderão escolher o feed no modelo atual, que ordena os posts por interesse e inclui recomendações de contas que o usuário ainda não segue.
https://www.instagram.com/p/CYWvRc9gZ9L/
Também há duas outras novidades. A prioridade do feed por contas que os usuários seguem e pelos usuários em suas listas de favoritos, como de amigos próximos, também poderá ser escolhida pelo usuário.
Isso quer dizer que o usuário poderá optar por receber mais publicações de contas que ele segue ou que estão em seus “melhores amigos” com ordem preferencial no feed.
Segundo Mosseri, as novidades priorizam a experiência do usuário sobre o próprio feed e são uma escolha pelo bem-estar do público. “Achamos importante que você possa obter um feed cronológico rapidamente, se tiver interesse, e ver as últimas notícias publicadas pelas contas que você segue”.
Retorno do feed cronológico já era esperado

O executivo já havia revelado a intenção do Instagram em retomar o feed cronológico em dezembro de 2021.
Segundo Mosseri, a mudança também reflete uma busca da rede social por “mais transparência” e “mais controle” aos usuários.
No entanto, não há confirmação até o momento se os testes do feed cronológico incluirão usuários no Brasil.
Em nota ao G1, o Instagram informou estar testando com “uma pequena porcentagem de nossa comunidade global novas maneiras das pessoas terem mais controle sobre o que acessam no feed”.