Pamela Caetano trabalha em uma loja de tênis em São Vicente, litoral de São Paulo. Em meio ao movimento normal de uma tarde de quarta-feira ela percebeu que um menino se aproximou da vitrine repleta de calçados e saiu.
Horas depois, o mesmo garoto estava de volta com a mão cheia de moedas e perguntou qual tênis poderia comprar com aquela quantia – não era mais do que R$ 20 -, sendo que parte precisaria ser reservada para ajudar a família.
A criança se chama Samuel e tem 11 anos. Ele contou que diariamente vende barras de chocolate no centro da cidade para ajudar sua mãe a cuidar, sozinha, dele e dos irmãos.
“Ele entristeceu quando soube que não tinha o valor suficiente para o tênis e que não poderia comprar. Meu coração, e de mais três amigos, doeu”, relatou Pamela em um post no Facebook. Sua publicação rapidamente viralizou.
Doação de tênis a criança
O grupo de quatro amigos então decidiu agir. “Fomos atrás do Samuel, descemos vários tênis e mandamos ele escolher o que gostasse mais. Ele nem acreditou!”, relata. “Ele olhava para o tênis com o olho tão arregalado de felicidade que nem conseguia falar.”
A criança escolheu seu modelo favorito e os vendedores assumiram os custos do produto. Samuel deixou a loja com um chinelo de dedo no pé e uma sacola com seu tênis dos sonhos a tiracolo.
“Fica a lição: muitas crianças estão na rua lutando para sobreviver e ajudar a família, atrás de uma vida melhor. Espero um dia encontrá-lo numa situação melhor, e saber que eu e meus amigos fizemos o dia dele mais feliz”, concluiu Pamela.
Exemplos inspiradores
- Garoto de 12 anos troca presentes por doação de 500 kg de ração para abrigo
- Médico cria rede solidária e doa R$ 350 mil às crianças da creche de MG
- Após atentado histórico em Las Vegas, multidão se une para ajudar vítimas