Saiba se a visita ao médico é mesmo necessária ou se a tosse irá passar ao longo dos dias
Depois de uma gripe, é muito comum que a criança apresente uma tosse que parece teimar em não ir embora. No entanto, ela pode, sim, ser um sinal de alerta.
Entenda abaixo quando esse sintoma pode ser mais do que um resquício de uma doença curada.
Quando a tosse de uma criança é um sinal de alerta?

Chamada de tosse pós-viral, esse sintoma pode durar de quatro a oito semanas após o fim de uma gripe ou um resfriado. Isso porque as vias respiratórias ficam inflamadas durante o quadro viral e precisam de um tempo para se cicatrizarem.
Sendo assim, a tosse persistente é um sintoma comum. Para diminuir o tempo, uma dica é reforçar a hidratação da criança.
No entanto, se após quatro a seis semanas, a tosse piorar, a criança expelir sangue ou surgir uma febre incessante, você deve ficar alerta. Outro sinal que desperta atenção é a dificuldade de respirar. Nesses casos, é primordial a visita à um médico para garantir que não há mais nada a ser tratado.
*Colunista convidado do Mulher, Dr. Kairon Caproni é pediatra, membro da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e AMB (Associação Médica Brasileira), pós-graduado em Emergências Pediátricas pelo Hospita Albert Einstein e Chefe da cadeira de Pediatria da Santa Casa de Machado – MG.