10 fatos sobre o jasmim que vão te surpreender

Nativo das partes mais tropicais da Ásia, o jasmim tem significados espirituais, culturais e comerciais que fazem com que essa flor tenha um valor único no mundo. E sua fragrância sem igual é uma das maiores inspirações para conceituadas marcas de perfumes.

Não há dúvidas de que o jasmim tem um dos melhores perfumes entre todas as flores. De fato, Carolina Herrera de Baez, filha da famosa Carolina Herrera e diretora criativa para os perfumes da marca, usou o jasmim também como inspiração para a linha de jóias da marca.

Carolina de Baez também embarcou em uma viagem pela Índia junto a Hervé Fretay, um perfumista profissional, só para poder entender o significado do jasmim na vida e na cultura do povo indiano. Na cidade de Coimbatore, um pequeno e mágico povoado da Índia, se produz o melhor jasmim do mundo, o Jasmim Sambac. Foi lá que a executiva da marca entendeu o processo completo de como o jasmim se transforma em perfume.

Aqui vão alguns dos segredos sobre o Jasmim que vão te surpreender:

1. Existe uma história de que um jardineiro de Toscana, na Itália, recebeu alguns jasmins como moeda de troca de negociadores persas. O jardineiro começou uma plantação da flor, e deu o primeiro buquê de jasmim na Europa a uma jovem de quem gostava. A jovem curtiu tanto o presente que se casou com o jardineiro. Por isso, hoje em dia, é uma tradição toscana decorar festas de casamentos com jasmins.   

2. Chá de jasmim não é feito de jasmim. O chá é na verdade chá verde com notas aromáticas de jasmim. A flor de jasmim não é adequada para consumo em comidas ou bebidas.

3. Os botões de jasmim são mais cheirosos do que as flores já abertas.

4. O Jasmine Sambac, considerado um dos mais cheirosos do mundo, se abre apenas à noite e se fecha pela manhã.

5. De acordo com o perfumista Herve Fretay, o jasmim é considerado “a rainha das flores” e também é relacionado às cortesãs!

6. Herve explica: “O jasmim é uma flor tímida. Ele é delicado e tímido, mas seu perfume é poderoso. Por isso, a flor é relacionada ao poder das cortesãs, porque se você pensar em uma cortesã, principalmente na Índia, elas são assim, tímidas e misteriosas”

Herve Fretay também explica que o jasmim indiano possui características “animalescas”, o que significa que suas notas aromáticas são associadas a notas produzidas por nossos corpos, o que dá à flor um tom altamente sensual.

7. O Jasmim é originário da Índia. Ele cresce em abundância, principalmente, no sul do país. Lá, é a principal flor oferecida para os deuses, e também é comumente usada para a fabricação de acessórios de beleza, como coroas que as mulheres utilizam em seus cabelos, já que o jasmim é um símbolo de sensualidade.

8. Existem 200 tipos diferentes de jasmim, mas apenas dois são utilizados na fabricação de perfumes: o Jasmim Grandiflorum e o Jasmim Sambac.

9. O Jasmim Sambac é a marca registrada dos perfumes Carolina Herrera, desde o primeiro perfume da marca. Carolina Herrera de Baez descreve o aroma da flor como “algo que me faz voltar no tempo, para minha antiga casa, para a minha mãe e para mim mesma na infância”.

iStockphoto/Thinkstock

10. Na aromaterapia, a essência de jasmim é usada para tratar problemas reprodutivos em mulheres, e pode ajudar com contrações durante o parto, acalmando os nervos. A fragrância também é associada à melhora de problemas emocionais, tensões e dores de cabeça.

Sem dúvidas, o jasmim é uma das flores mais espetaculares do mundo.

Descubra mais sobre a essência do jasmim em Blond Jasmine, parte da coleção Eaux de Toilette Confidential de Carolina Herrera.